Treinamento orienta porta-vozes e executivos a se comunicarem de maneira objetiva e eficaz com jornalistas, transmitindo as mensagens-chave da organização de forma assertiva e construindo uma imagem positiva da empresa
O conceito de media training pode ser entendido facilmente por meio do que acontece na série de filmes “Jogos Vorazes”. Ao longo da narrativa, as personagens aparecem frequentemente na mídia, tanto para defender a própria reputação quanto para promover determinada ideia. E muitas delas passavam por um treinamento antes de surgirem para o grande público fictício para aprenderem como se portar, o que falar e quais perguntas esperar do entrevistador.
Isso também acontece na vida real, especialmente no mundo corporativo. Quando figuras de destaque, como um presidente ou diretor de uma grande empresa, marcam presença em programas de televisão e entrevistas jornalísticas, é muito provável que eles tenham passado por um media training. Como porta-voz de uma empresa ou representante de uma marca, é preciso saber se comunicar de maneira eficaz e construir uma imagem positiva da empresa.
Neste post, vamos explorar o conceito de media training, sua importância e benefícios, explicar como ele é realizado e quais os principais tipos de treinamento. Confira!
O que é media training?
O media training (treinamento de mídia ou treinamento de imprensa) consiste no treinamento de porta-vozes, executivos ou especialistas que falam em nome de uma empresa ou marca para dar entrevistas, posicionar-se, fazer declarações em qualquer tipo de mídia e para diferentes públicos.
O conceito surgiu no cenário corporativo no final da década de 1990, como uma resposta à demanda crescente de preparar representantes de empresas para estabelecerem e manterem relacionamentos eficazes com a mídia. Nessa época, tornou- evidente a necessidade de habilidades específicas para lidar com entrevistas, coletivas de imprensa e interações com jornalistas.
“Construir um bom relacionamento com os profissionais de imprensa, compreender a dinâmica dos veículos de comunicação e melhorar a habilidade comunicacional dos porta-vozes são estratégias fundamentais para a criação de um diálogo sustentável com as demandas da sociedade”, apontou um estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre o tema.
O media training prepara os porta-vozes para transmitir as mensagens-chave da organização de forma assertiva, alinhadas ao posicionamento da marca acerca do tema discutido, ao mesmo tempo que atende com qualidade ao que é requisitado pelos jornalistas. A pessoa que responde pela instituição publicamente deve entender que a fala, as expressões, os gestos e as mensagens não são apenas ações individuais, mas representam a empresa.
Em uma entrevista com jornalistas, por exemplo, o porta-voz devidamente preparado saberá como responder às questões mais difíceis, manter a postura, ser coeso e eloquente em seu discurso. Além disso, é importante ter consciência de que qualquer deslize ou fala mal estruturada, principalmente a respeito de temas mais sensíveis, pode resultar em uma crise de imagem para a marca.
Media training: importância e benefícios
O bom relacionamento com a mídia é indispensável para a expansão de uma marca. Porta-vozes bem-preparados e que fornecem informações relevantes, por exemplo, contribuem para a boa reputação da empresa perante a opinião pública e o fortalecimento da sua imagem e credibilidade. Já uma relação negativa com a mídia pode prejudicar um negócio. Além disso, estar presente no cenário midiático — e da forma adequada – traz grande visibilidade.
Confira os principais benefícios de porta-vozes participarem de media training:
- Preparação para entrevistas: ajuda a lidar com diferentes formatos de mídia (rádio, TV, impresso, digital) e com diferentes estilos de jornalistas.
- Clareza na comunicação: desenvolve a oratória e a habilidade de transmitir mensagens-chave da empresa de forma objetiva e assertiva e de maneira coerente com os objetivos estratégicos da companhia.
- Cuidado com a postura e linguagem corporal: aprimora aspectos não verbais, como postura, gestos e expressões faciais, que influenciam a percepção do público.
- Credibilidade e autoridade: treina o porta-voz para se posicionar como referência no tema, reforçando a reputação da empresa.
- Segurança e confiança: reduz a ansiedade diante da imprensa e dá mais tranquilidade para enfrentar situações inesperadas.
- Prevenção e gestão de crises: orienta como responder a perguntas delicadas e evitar declarações que possam prejudicar a imagem da marca. E, em momentos de crise, não permite que a situação se agrave.
Como formatar um media training?
Para começar esse processo de treinamento, o primeiro passo é definir quem são os porta-vozes da empresa e os assuntos dos quais eles têm domínio para falar. Por exemplo: um CEO pode comentar sobre investimentos e perspectivas de negócios sob um contexto institucional da marca; um diretor pode dar declarações técnicas; e cada coordenador de área pode falar sobre o dia a dia do setor específico em que atua. Essa definição varia de acordo com cada tipo de negócio e a área de atuação.
Tendo isso definido, a etapa seguinte é identificar a familiaridade e o nível de conforto dos porta-vozes para discursos em público e conversas em situação de “pressão”, principalmente em relação a temas delicados. Isso pode auxiliar na hora de direcionar o formato e o conteúdo do curso de media training.
Também é importante preparar previamente as mensagens-chave que o porta-voz precisa dominar, garantindo o seu alinhamento com os princípios e estratégias da empresa. Em seguida, vale consultar uma agência de comunicação e relações públicas qualificada para esse treinamento. Ele pode acontecer por meio de vídeos, encontros presenciais e supervisão contínua das entrevistas com feedbacks sequenciais.
Modelos de media training
O formato mais comum de media training inclui sessões em grupo e individuais. As sessões em grupo ou com mais de um cliente, por exemplo, podem ocorrer em situações mais simples em que só é preciso uma orientação expositiva, sem necessariamente trabalhar toda a questão da postura de um porta-voz. Essas sessões em grupo também podem ser utilizadas para treinamentos em relação a entrevistas coletivas ou em casos em que as pessoas têm objetivos parecidos.
Já as sessões individuais servem para uma abordagem mais específica e personalizada, em que é necessário um curso adaptado de acordo com as necessidades, características e pontos fortes e fracos do cliente. Pode ser feita uma avaliação com uma entrevista-teste inicial para entender o perfil e a familiaridade da pessoa com a imprensa. Com base nela, as explicações teóricas posteriores esclarecem os pontos de dúvida e orientam sobre as ações necessárias, bem como explicitam os assuntos e palavras-chave que devem ser utilizadas na entrevista oficial.
Vale também preparar um roteiro com as possibilidades de perguntas e as suas respectivas respostas e realizar um bate-papo informal para ver o nível de conhecimento e domínio do porta-voz em relação aos temas que são importantes para a empresa. Outra estratégia é fazer questionamentos inesperados para antecipar-se a possíveis perguntas mais delicadas, avaliar a reação do respondente e orientá-lo a partir disso. Algumas dessas situações podem ser gravadas para uma análise detalhada dos pontos positivos e aspectos a serem trabalhados.
O método descrito é o modelo clássico, porém ele não é o único formato de media training. Outros modelos são:
- Speaker training: semelhante ao método clássico, mas focado na oralidade, para aqueles representantes que precisam aparecer em vídeos, transmissões ao vivo ou eventos presenciais.
- Social media training: voltado para as redes sociais, com foco em ter uma atenção maior às opiniões e aos assuntos comentados na internet. O porta-voz precisa se expressar de forma clara e sem ambiguidades para evitar interpretações equivocadas.
- Media training de crise: para momentos específicos e urgentes, porém não deve ser contratado apenas nessas horas. Antecipar-se às crises e estar preparado para lidar com elas é fundamental para que as ações sejam realizadas da maneira mais assertiva e rápida possível.
Conclusão
O media training é uma ferramenta indispensável para todos que pretendem entender detalhadamente como se portar no cenário midiático. Lidar com a imprensa e com a mídia não é uma tarefa fácil — é preciso tomar diversos cuidados e saber como agir nas diferentes situações. Isso demanda habilidades específicas e a compreensão de todos os processos. Diante desse desafio, o investimento em profissionais qualificados é fundamental.
Esse treinamento, ao proporcionar uma imersão cuidadosa e específica, não apenas aprimora as habilidades de expressão e resposta dos porta-vozes de uma empresa, mas também fortalece a capacidade de antecipar e gerenciar potenciais desafios midiáticos. O domínio dessas técnicas é um diferencial competitivo que constrói e mantém a reputação de uma marca, consolida sua presença na mídia e no mercado e contribui para o sucesso do empreendimento. O investimento nessa área pode ser uma peça estratégica para empresas que buscam se destacar e prosperar em um ambiente midiático em constante evolução.
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