Uma instituição de ensino reconhecida pela qualidade da sua proposta educacional é vista como um ambiente propício ao desenvolvimento dos estudantes, transmitindo confiança às famílias e atraindo mais alunos
A reputação de uma escola é um dos principais critérios considerados pelos pais ao escolherem onde seus filhos vão estudar. A consistência da proposta pedagógica, a qualidade do ensino, a estrutura física oferecida e, principalmente, como tudo isso é comunicado à sociedade, influenciam na percepção que as famílias têm sobre a instituição de ensino e o seu compromisso com a formação dos alunos.
De acordo com dados do Censo Escolar 2024, o Brasil conta com 179,3 mil instituição de ensino, considerando todas as etapas da educação básica. Com tantas opções disputando a atenção dos pais, as escolas que desejam se destacar precisam construir uma boa reputação diante do mercado e das famílias para garantir visibilidade e, consequentemente, estabilidade e crescimento.
Até mesmo instituições com bons resultados acadêmicos podem enfrentar dificuldades para atrair novas famílias se não forem reconhecidas como tal. Por isso, é essencial entender a importância de uma boa reputação de marca e saber construí-la e usá-la de forma eficiente e estratégica.
O que significa ter uma boa reputação no contexto educacional?

Imagem: Freepik
A reputação de marca – que pode ser considerada como a soma das percepções que as pessoas têm sobre uma instituição – funciona com um filtro que ajuda pais e responsáveis a avaliarem as melhores opções para matricularem seus filhos.
Essa percepção está diretamente relacionada à capacidade que uma escola tem de atrair e reter alunos, além de influenciar a opinião da comunidade sobre a qualidade do ensino oferecido. Muitas vezes, isso é gerado boca a boca, nas redes sociais e nas avaliações de quem já passou por lá.
Ou seja, uma boa reputação não depende apenas dos resultados que a instituição entrega, mas da maneira como se apresenta e comunica suas características. Escolas com presença digital efetiva, que expressam de forma clara seus valores, propostas e resultados, acabam se destacando e sendo consideradas como opções dos pais que estão buscando uma instituição de ensino.
O que constrói a reputação de uma escola?
O reconhecimento da qualidade educacional de uma instituição de ensino é construído ao longo do tempo e com base em alguns pilares, como:
- qualidade do ensino: alcançar bons resultados nas avaliações externas, oferecer um currículo completo e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizar bons materiais didáticos e metodologias ativas que dão protagonismo aos alunos;
- educação integral: além dos conteúdos, promover o desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões — intelectual, social, emocional, física e cultural, visando a formação de cidadãos críticos, autônomos e responsáveis;
- infraestrutura: oferecer instalações físicas adequadas, como bibliotecas, laboratórios, quadras poliesportivas e recursos tecnológicos;
- educadores bem-preparados: uma equipe qualificada e comprometida faz toda a diferença. Professores engajados com o projeto pedagógico da escola e que passam por formações contínuas melhoram o nível do ensino e contribuem para os bons resultados da instituição;
- atividades extracurriculares: práticas esportivas, artísticas e culturais enriquecem a formação dos alunos, desenvolvem habilidades socioemocionais, estimulam talentos e promovem maior engajamento com a escola;
- engajamento com a comunidade: projetos sociais, participação em eventos locais e proximidade com as famílias fortalecem vínculos e dão sentido ao papel social da escola;
- atendimento e comunicação eficientes: ter empatia e agilidade no atendimento aos pais e alunos aumenta a confiança na escola e contribui para a participação dos responsáveis na vida escolar dos alunos;
- presença digital: estar nas redes sociais, com conteúdos de qualidade e coerentes com os valores da escola, reforça a proximidade com as famílias e melhora o alcance da comunicação;
- Avaliações e depoimentos: comentários positivos no Google, redes sociais e boca a boca ainda são um dos maiores influenciadores de decisão para uma escola.
Por que investir na reputação da sua escola?
De acordo com o Relatório Especial do Edelman Trust Barometer 2024: Marcas e Política, 66% dos consumidores defendem marcas e empresas consideradas confiáveis e 70% são mais propensos a adquirir esses produtos ou serviços. Apesar do estudo não ser focado em escolas, o relatório mostra como a confiança na marca influencia decisões, o que também afeta as instituições de ensino.
Uma instituição de ensino com uma boa reputação traz diversos benefícios para toda a escola, como:
- confiança e credibilidade: pais e responsáveis se sentem mais seguros ao escolher uma escola reconhecida pela sua qualidade educacional e compromisso com a formação dos estudantes;
- retenção de alunos: uma boa imagem atrai novas famílias e ajuda a manter os estudantes e seus responsáveis engajados e satisfeitos com a escolha;
- diferenciação no mercado: com a grande quantidade de escolas disponíveis atualmente, a reputação positiva destaca a instituição, tornando-a referência entre as famílias e aumentando sua competitividade;
- maior engajamento e participação: escolas prestigiadas geram mais envolvimento da comunidade escolar. Os pais participam mais, os alunos se sentem pertencentes e os professores são mais reconhecidos;
- maior retorno financeiro: uma marca forte permite que a escola posicione melhor seus serviços, alinhando o investimento financeiro das famílias à confiança construída ao longo do tempo.
Como a Mira Comunicação fortalece a reputação das escolas
Cada instituição de ensino tem sua identidade e seu propósito. A Mira Comunicação trabalha para que tudo isso seja refletido com clareza na comunicação da instituição. “O primeiro passo é a realização de um diagnóstico, que consiste em entender como a escola funciona, quais seus objetivos e desafios”, explica Rodrigo Vieira, diretor de marketing da Mira.
A partir disso, é feita uma análise do setor e benchmarking da concorrência para entender como ela está posicionada. “Assim é possível propor um planejamento estratégico das ações que devem ser implementadas”, detalha Rodrigo.
Esse processo também considera o perfil do público da instituição, se é B2B, B2C ou B2G. “É preciso entender se o cliente tem outros players que concorrem com ele, quais são os valores e o propósito da empresa que precisam estar refletidos na comunicação, além das prioridades de negócio e de imagem para aquele ano ou semestre”, complementa o diretor.
Com essa análise em mãos, a Mira desenvolve um plano de comunicação integrada, estruturando ações e definindo o melhor momento para cada etapa. Entre as soluções estão assessoria de imprensa, digital PR, produção de blogs, newsletters, artigos de opinião e podcasts, gestão de redes sociais, media training, cobertura de eventos e gerenciamento de crise.
Quer melhorar a reputação da sua escola? A Mira Comunicação tem a expertise e os profissionais certos para potencializar seu negócio. Entre em contato e confira!