Trabalhar a imagem da marca perante o público se torna um diferencial competitivo, gerando credibilidade e abrindo novas oportunidades no mercado
O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, respondendo por 23,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O setor tem papel crucial na geração de empregos e na balança comercial do país, além de ser fundamental para a segurança alimentar nos mercados interno e externo, tornando o Brasil um dos principais fornecedores mundiais de alimentos. Mesmo com essa relevância, muitas empresas da área ainda enfrentam desafios quando o assunto é reputação da marca.
Em um mercado altamente competitivo e sensível a questões ambientais, sociais, regulatórias e de governança, construir e manter uma imagem sólida é essencial. Uma marca bem-vista pelo público e que aparece como fonte em veículos jornalísticos, por exemplo, melhora a sua visibilidade e o seu reconhecimento e tende a se destacar nas buscas por soluções, fornecedores e parcerias, abrindo novas oportunidades de negócio.
Neste post, vamos entender melhor a importância de construir uma reputação sólida no mercado agro e como ações de comunicação integrada, incluindo assessoria de imprensa, podem ajudar nesse processo de forma estratégica e eficaz.
Importância da reputação no agronegócio

Imagem: Freepik
Empresas do setor agro, que atuam na produção, no processamento, na distribuição e na comercialização de produtos agrícolas e pecuários, precisam conquistar a confiança de diferentes públicos, entre eles consumidores, investidores, distribuidores, parceiros e até dos meios de comunicação.
Isso se tornou ainda mais importante diante do crescimento do debate sobre questões ambientais, sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance ou governança ambiental, social e corporativa). Em meio a esse cenário, construir uma boa reputação, com uma comunicação eficiente, passa a ser um diferencial competitivo. Marcas com imagem positiva se destacam, tornam-se referência no tema, ganham espaço nas mídias e no mercado e têm mais facilidade para atrair investimentos e parcerias estratégicas.
Empresas com reputação sólida no agro têm ainda outras vantagens, como:
- Maior poder de negociação com fornecedores;
- Apoio de comunidades locais e stakeholders;
- Aumento da receita e lucratividade;
- Maior respaldo da sociedade para lidar com eventuais crises.
O que faz a reputação de uma empresa no setor do agronegócio?
A reputação de uma marca no agronegócio depende de diversos fatores. Além de resultados comerciais, ela envolve práticas e valores que demonstram a responsabilidade socioambiental da empresa ao mercado e conectam a marca aos seus consumidores:
- Confiança nos produtos e serviços: a qualidade dos produtos agrícolas, envolvendo desde métodos de cultivo que visam à produção de alimentos de forma responsável, minimizando os impactos ambientais, até processos sustentáveis de distribuição e logística, são fatores essenciais para uma boa reputação;
- Práticas sustentáveis e éticas: empresas que possuem responsabilidade econômica, social e ambiental são mais bem vistas pelo mercado;
- Transparência e comunicação: é importante ter uma comunicação aberta e transparente sobre o histórico da empresa, suas práticas e processos de produção, fortalecendo a confiança do consumidor;
- Inovação e tecnologia: empresas que acompanham as transformações tecnológicas e fazem uso de recursos da chamada “agricultura 4.0”, como internet das coisas (IoT), big data, inteligência artificial e drones, são vistas como inovadoras e em sintonia com o futuro do negócio;
- Gerenciamento de riscos: reconhecer e administrar riscos — como eventos climáticos extremos, surtos de pragas e doenças, além de crises sanitárias e econômicas — evidencia a habilidade da empresa em enfrentar adversidades e proteger suas operações.
- Compliance: adotar programas de compliance, que asseguram o respeito às leis e normas vigentes, é fundamental para prevenir questões legais e fortalecer a imagem da empresa como ética e comprometida com a legislação da área.
O papel da assessoria de imprensa no fortalecimento da reputação de uma empresa
A assessoria de imprensa é uma das ferramentas mais eficazes da comunicação estratégica, fundamental para o fortalecimento da imagem de uma marca. Ela conecta a empresa aos principais veículos de mídia, como jornais, TV, rádio e portais de notícias.
A atuação consiste, entre outras frentes, na produção de press releases, notas, artigos, media kit e outros materiais jornalísticos sobre a empresa, que sejam atraentes e informativos para a imprensa, contribuindo com fontes para as matérias jornalísticas e inserindo a marca de maneira positiva e espontânea na mídia.
Estar presente em matérias jornalísticas confere autoridade no assunto e credibilidade à marca, funcionando como um selo de qualidade e confiança e contribuindo diretamente para o fortalecimento da reputação.
Além disso, o trabalho com a imprensa permite amplificar pautas positivas que muitas vezes podem passar despercebidas nos veículos de comunicação, como ações de sustentabilidade e projetos sociais. Tudo isso favorece a imagem institucional, traz visibilidade e impulsiona novas oportunidades de negócio.
Como trabalhar a reputação de uma empresa do setor agro?
O fortalecimento da reputação de uma empresa exige um trabalho contínuo de comunicação estratégica para que os resultados sejam positivos. Confira algumas ações fundamentais para isso:
Definir os pilares da comunicação
Antes de tudo, é importante estabelecer os temas que a empresa quer dominar: sustentabilidade, tecnologia, inovação, entre outros. Assim fica mais fácil entender qual estratégia e caminho seguir.
Construir relacionamento com a imprensa
É fundamental construir um bom relacionamento com a imprensa para estar presente nos veículos certos e atingir determinados públicos.
Ter porta-vozes preparados
Treinar líderes e especialistas (media training) para representarem a empresa com clareza e domínio do assunto também é essencial. Afinal, as fontes desse setor são bastante demandadas pela imprensa e precisam ter boa capacidade de comunicação para se destacarem.
Elaborar um planejamento estratégico
Além da assessoria de imprensa, outras ações podem ser estruturadas. Entre elas, produção de blogs, newsletters, artigos de opinião e podcasts, gestão de redes sociais, cobertura de eventos e gerenciamento de crise.
(H3) Monitorar e analisar
Com tantos meios de comunicação digitais e redes sociais, é importante acompanhar o que está sendo dito sobre a marca e o setor. Assim, é possível usar essas informações para ajustar estratégias e prevenir crises.
A Mira Comunicação acredita que a reputação se constrói com estratégia, comunicação e propósito. O trabalho parte de um diagnóstico para analisar como a empresa é percebida pelo mercado e poder posicioná-la com mais coerência e assertividade por meio de várias ações de comunicação integrada.
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