Skip to main content
blog

Como a assessoria de comunicação pode ajudar uma marca a crescer

Por 03/12/2025

Confira quais são os serviços oferecidos e como eles podem auxiliar as empresas na busca por espaço na mídia 

assessoria de comunicação é a responsável pelo planejamento, pela coordenação e pela execução da estratégia de comunicação de uma empresa. Ela integra diversos segmentos da comunicação institucional, como assessoria de imprensa, produção de conteúdo, gestão de redes sociais, media training, cobertura de eventos e até gerenciamento de crise 

Muitas vezes confundida com assessoria de imprensa, a assessoria de comunicação é algo mais amplo, que reúne essas diversas ações, incluindo a própria assessoria de imprensa. Por isso, não é correto afirmar que ambas são a mesma coisa.  

Neste post, vamos explorar o conceito de assessoria de comunicação e sua importância e entender melhor no que consiste cada uma de suas funções. Confira! 

O que é assessoria de comunicação? 

A assessoria de comunicação é um serviço estratégico voltado para o planejamento, execução e acompanhamento de ações que fortalecem a imagem e a reputação de marcas, empresas ou pessoas. Ela integra atividades como assessoria de imprensa, produção de conteúdo, marketing e comunicação interna, garantindo visibilidade e presença consistente perante os públicos interno e externo. 

Esses setores precisam estar alinhados para que cada um deles possa funcionar plenamente e potencializar o todo. Por exemplo, a equipe de marketing precisa saber o que a produção de conteúdo está escrevendo para promover esse material nos projetos sobre a empresa. Ou o time de assessoria de imprensa deve dividir seus resultados com a equipe de redes sociais para que possam ser compartilhados na mídia. Essas e outras interações exigem sincronia para o melhor funcionamento da assessoria de comunicação. 

Desta forma, soluções integradas reforçam a mensagem da empresa em diferentes canais ou ambientes: imprensa, redes sociais, blog, newsletters, comunicação interna, comunicação offline, eventos etc. O objetivo é impactar diversos públicos por meio de ações articuladas entre si, ampliando o alcance e a visibilidade da marca e garantindo coerência na mensagem transmitida. 

Essas ações contribuem para a consolidação de uma imagem sólida da empresa, posicionando-a como autoridade e referência em sua área. Seja de um produto, serviço ou personalidade, a assessoria de comunicação apoia os objetivos de cada cliente e cuida de seus relacionamentos internos e externos. 

Diferença entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa 

A assessoria de imprensa é conduzida por jornalistas responsáveis por manter o relacionamento direto com repórteres e redações. O trabalho envolve conhecer profundamente as atividades e os projetos da marca ou empresa para elaborar releases, sugerir pautas relevantes, divulgar eventos, além de organizar as citações que o cliente teve na imprensa e orientar porta-vozes da empresa sobre a melhor forma de se comunicar com a mídia. Trata-se de uma atuação focada na busca por espaço na imprensa para o cliente. 

Já a assessoria de comunicação oferece uma abordagem mais ampla. Ao reunir profissionais de diferentes áreas, ela integra estratégias que aproximam a marca de diversos públicos, indo além do relacionamento com jornalistas. A equipe atua de forma a alcançar o máximo possível de pessoas em canais online (como blogs institucionais, redes sociais e sites) e offline (participações ao vivo em veículos televisivos, jornal impresso e divulgações presenciais da marca, como em eventos e feiras do setor).  

No contexto atual, os papéis da assessoria de comunicação e da assessoria de imprensa estão cada vez mais conectados. O profissional que atua nesse campo precisa dominar ferramentas digitais, produzir conteúdo para blogs, estabelecer parcerias com influenciadores, monitorar redes sociais e contribuir para o bom desempenho do site em mecanismos de busca. Deste modo, os dois serviços podem ser integrados em uma única estratégia, garantindo a presença consistente e relevante da marca em diferentes ambientes de comunicação. 

Importância e funções da assessoria de comunicação 

Por se tratar de um trabalho complexo, a assessoria de comunicação exige uma equipe multidisciplinar. Profissionais especializados em diversas áreas garantem que cada etapa do relacionamento com a mídia à gestão da marca e produção de conteúdos seja conduzida de forma assertiva. 

Assim, torna-se mais fácil avaliar as necessidades da empresa e estruturar uma equipe de comunicação capaz de atuar de forma eficiente e integrada. Confira as principais funções: 

  • Assessoria de imprensa: é responsável por gerenciar o relacionamento entre a empresa e a mídia. Atua na produção de releases, sugestão de pautas, atendimento a jornalistas, orientação de porta-vozes e monitoramento de notícias para conseguir mídia espontânea e fortalecer a presença da marca na imprensa. 
  • Produção de conteúdo: Focada na criação de materiais informativos e institucionais, como textos para blogs, artigosnewsletters e materiais ricos. Seu objetivo é comunicar mensagens estratégicas de forma clara, coerente e alinhada ao posicionamento da marca. 
  • Marketing: Desenvolve ações que promovem produtos, serviços e a própria marca. Trabalha com análise de mercado, planejamento de campanhas, identidade visual e estratégias para atrair e engajar públicos, sempre alinhado aos objetivos do negócio. 
  • Conteúdo digital: Cuida da gestão de canais on-line, como redes sociais e plataformas digitais. Atua na criação de posts, planejamento de conteúdo, monitoramento de desempenho e interação com o público, garantindo presença ativa e relevante no ambiente digital. 
  • Comunicação interna: Focada no relacionamento com colaboradores. Produz campanhas internas, informativos, ações de engajamento e iniciativas que promovem a cultura organizacional e alinhamento entre equipes. 

O escopo da área vai além de práticas tradicionais. A comunicação corporativa envolve estar atento às transformações e às novas tendências. Atualmente, os principais meios de engajar uma marca passam pelas plataformas digitais, como canais de vídeo, podcasts e redes sociais voltados a diferentes públicos estratégicos. Mas, a tendência já foi outra e amanhã pode mudar novamente. Esse acompanhamento constante fortalece o posicionamento institucional e amplia o alcance da marca. 

Você viu a importância de assessoria de comunicação para as marcas? Para investir nessa estratégia, conte com a Mira Comunicação e veja como ela pode potencializar o seu negócio!  

Leia também: 

Mira Comunicação

Author Mira Comunicação

Ver mais artigos de Mira Comunicação

Envie o seu comentário

Mira comunicação

R. Maestro Cardim, 1293
Cj. 01 Bela Vista
São Paulo, SP, Brasil

+55 11 4563-6004
+55 11 4563-6009