Descubra como esse recurso pode impulsionar o engajamento e ampliar o alcance da sua marca
A crescente demanda por conteúdos digitais, sobretudo mais dinâmicos e acessíveis, tornou o podcast uma ferramenta importante para o marketing digital. Segundo o relatório DataReportal 2023, 42,9% dos brasileiros, usuários da internet, entre 16 e 64 anos, escutam podcast semanalmente. Empresas estão adotando essa estratégia para engajar audiências, debater temas que estão em alta e, sobretudo, criar conexões com o público.
Além disso, a possibilidade de transformar um único episódio em diversos microconteúdos que circulam nas redes sociais, como reels e stories, fortalece o impacto desse formato nas ações de comunicação e marketing. Neste post, vamos tratar do conceito de podcast e abordar como essa mídia pode ser utilizada pelas marcas. Também vamos dar dicas de como criar essa ferramenta e explicar os benefícios que ela pode gerar. Confira!
O que é um podcast e como surgiu?
Podcast é um formato de mídia que se assemelha a um programa de rádio e pode ser acessado sob demanda pela internet. Ele permite a produção e distribuição de episódios em áudio sobre uma ampla variedade de tópicos, que podem ser escutados a qualquer momento e em qualquer lugar. O podcast também pode ser gravado e transmitido em vídeo (videocast).
O termo “podcast” surgiu em 2004, como uma junção das palavras “iPod” (o famoso reprodutor de música da Apple) e “broadcast” (transmissão, em inglês). O conceito foi popularizado pelo antigo jornalista da BBC, Ben Hammersley, em um artigo publicado no jornal The Guardian, que discutia a ascensão desse novo formato.
Desde então, o podcast evoluiu. Deixou de ser um veículo de nicho para se tornar uma ferramenta de comunicação em massa, impulsionada pela expansão da internet e o uso de smartphones. É amplamente utilizado tanto por indivíduos quanto por empresas para compartilhar histórias, debater ideias e, cada vez mais, para estratégias de marketing.
Por que desenvolver um podcast?
Desenvolver um podcast oferece uma série de vantagens para empresas, marcas e criadores de conteúdo. A mídia em áudio permite que os episódios sejam escutados em diferentes contextos — seja durante uma caminhada, no trânsito ou em atividades diárias — e, por isso, a marca se torna uma companhia constante na vida do público.
Outra vantagem é a criação de uma plataforma que promove conversas com especialistas, líderes de mercado ou influenciadores. Ao trazer convidados para discutir tópicos relevantes, a marca se beneficia da credibilidade dos participantes, o que pode atrair novos ouvintes e aumentar a sua relevância. O formato de entrevista, debates ou mesas-redondas oferece uma dinâmica interativa para esse contexto.
Além disso, o podcast é uma boa ferramenta para construir uma estratégia de conteúdo duradoura. Diferentemente de posts em redes sociais ou campanhas, que têm uma vida útil mais curta, os episódios de um podcast ficam disponíveis por tempo indeterminado e podem ser revisitados a qualquer momento. Isso significa que um conteúdo relevante produzido hoje pode continuar a gerar resultados por meses ou até anos.
Segundo Diego Ramalho, fundador e CEO da Mira Comunicação, o podcast também oferece um grande diferencial que é a possibilidade de desdobrar um conteúdo longo em pequenos formatos. “Um episódio de 40 minutos ou de uma hora, em geral, é disponibilizado na íntegra em plataformas como o YouTube e Spotify, mas também pode ser distribuído em ‘pílulas’. Trechos curtos e relevantes podem ser postados no Instagram, LinkedIn e TikTok, para gerar visibilidade e incentivar o público a explorar o conteúdo completo”, destaca.
Isso porque, nessas plataformas, existe o algoritmo, um mecanismo que identifica quais publicações devem ser entregues para mais ou menos pessoas com base no grau de relevância do conteúdo para cada usuário. Essa ferramenta favorece vídeos curtos, que mantêm o público engajado até o final, e pode aumentar ainda mais o potencial de viralização e divulgação orgânica.
Impactos positivos do podcast
Outros benefícios de utilizar o podcast como meio de divulgação de uma marca incluem:
- facilidade de consumo, já que podem ser ouvidos durante um trajeto de um local para outro ou em meio a uma atividade física, entre outras possibilidades;
- aprofundamento dos temas, sem deixar que os assuntos sejam abordados de maneira superficial ou pouco detalhada;
- sensação de proximidade com o público, considerando que o formato dessas mídias costuma ser de bate-papos mais informais;
- variedade de gêneros, desde economia, tecnologia, ciência, política e educação até músicas, filmes, livros e cultura pop.
- bom custo-benefício, pois produzir um podcast costuma ser menos dispendioso do que outras formas de mídia, como campanhas publicitárias tradicionais;
- fidelização do público, ao criar uma série de episódios sequenciais que geram expectativas e tornam os ouvintes seguidores regulares da marca;
- flexibilidade de formato, o que inclui entrevistas, monólogos e debates, adaptando o estilo ao que melhor se conecta com o público-alvo;
- expansão do alcance geográfico, pois podcasts podem ser ouvidos em qualquer lugar do mundo.
Como ele pode ser utilizado nas estratégias de comunicação?
O uso do podcast nas estratégias de comunicação permite que as marcas explorem diferentes formas de transmitir suas mensagens, especialmente com a participação de convidados externos. Diego explica que essa é uma oportunidade para trazer especialistas ou influenciadores para debater temas que reforçam a identidade da marca.
“Por exemplo, se uma empresa quiser falar sobre o tema ‘finanças’, pode trazer um profissional do mercado financeiro ou algum influenciador desse meio, para que o público consiga chegar às próprias conclusões a partir desse olhar externo.” Dessa forma, os podcasts se tornam uma ferramenta de autoridade, que oferece ao público perspectivas diversas sobre os temas mais relevantes para a organização.
Dicas para criar um podcast como parte da sua estratégia de marketing:
Para quem pensa em desenvolver um podcast, algumas etapas são fundamentais, como:
Defina seu público-alvo e tema central
O primeiro passo é saber para quem você está falando e quais temas são relevantes para esse público. Entender as necessidades, dores e interesses da sua audiência ajuda a criar conteúdo que realmente engaja e oferece valor.
Planeje o formato e a frequência
Escolha o estilo do seu podcast — pode ser entrevista, bate-papo e narração de cases, entre outros — e defina a duração média dos episódios. Além disso, estabeleça uma frequência de publicação (semanal, quinzenal ou mensal) para manter consistência e criar expectativa no público.
Invista em uma boa qualidade de som
Mesmo que o conteúdo seja excelente, uma má qualidade de áudio pode afastar os ouvintes. Não é necessário um estúdio profissional, mas investir em um microfone de qualidade e em um ambiente silencioso é fundamental.
Crie uma identidade
Ter uma música-tema e uma identidade visual atrativa para a capa do podcast ajudam a criar uma marca reconhecível. Isso contribui para o branding e faz seu podcast se destacar entre os demais.
Promova em várias plataformas
Não basta publicar o podcast em uma só plataforma de streaming. Use as redes sociais, o e-mail marketing e as pílulas de vídeo com trechos curtos dos episódios para atrair mais ouvintes e gerar engajamento.
Conclusão
Com os avanços tecnológicos e a capacidade de desdobrar o conteúdo em diferentes plataformas, o podcast se consolidou como uma estratégia de comunicação e marketing digital. Investir nesse formato pode trazer inúmeros benefícios para as marcas, desde o fortalecimento da autoridade em determinada área até o aumento da visibilidade e do engajamento.
A Mira Comunicação tem um videocast próprio, o MiraTalks. Diego reforça que desenvolver um podcast ou videocast engloba não só conteúdo, mas também a parte técnica. “Dispor de uma boa filmagem e de bons profissionais para gravar e a captar áudio fazem parte dos recursos técnicos. Já conteúdo compreende as funções de roteirização de cada programa e o entendimento da estratégia que faz sentido para cada marca ou empresa”.
Segundo ele, é preciso conhecer bem os entrevistados, fazer boas entrevistas e saber formatar e distribuir esses vídeos nos meios de comunicação. “É um combo completo que envolve design, conteúdo, roteirização e redes sociais”, finaliza.
Para conferir os episódios das duas temporadas do MiraTalks, clique aqui.
Você viu a importância de ter um podcast? Quer saber como a Mira Comunicação pode ajudar a sua empresa a desenvolver esse recurso? Entre em contato conosco!