No ambiente midiático, a postura e a mensagem do representante de uma empresa influenciam a opinião e o interesse do público sobre ela
Na série de filmes “Jogos Vorazes”, as personagens aparecem frequentemente na mídia ao longo da narrativa. Tanto para defender a própria reputação quanto para promover determinada ideia, muitas delas passavam por um treinamento antes de surgirem para o grande público fictício. Eram ensinadas a como se portar, o que falar e quais perguntas esperar do entrevistador.
Isso também acontece na vida real. Quando figuras de destaque, como um presidente ou diretor de uma grande empresa, marcam presença em programas de televisão e entrevistas jornalísticas, é muito provável que eles tenham passado por um curso especializado em media training. Como porta-voz de uma empresa ou organização, é necessário saber como lidar com a imprensa em diferentes situações para ter respostas coerentes e alinhadas às estratégias de comunicação da marca.
O que é media training?
O media training é uma ferramenta para treinar as pessoas que falam em nome da empresa, preparando-as para dar entrevistas, posicionar-se e fazer declarações em qualquer tipo de mídia e para diferentes públicos.
Originário do termo em inglês “treinamento de mídia” ou “treinamento de imprensa”, o conceito surgiu no cenário corporativo no final da década de 1990. Esse método emergiu como uma resposta à demanda crescente de preparar diretores e porta-vozes de empresas para estabelecerem e manterem relacionamentos eficazes com a mídia. Nessa época, tornou- evidente a necessidade de habilidades específicas para lidar com entrevistas, coletivas de imprensa e interações com jornalistas.
“Construir um bom relacionamento com os profissionais de imprensa, compreender a dinâmica dos veículos de comunicação e melhorar a habilidade comunicacional dos porta-vozes são estratégias fundamentais para a criação de um diálogo sustentável com as demandas da sociedade”, aponta um estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre o tema.
O media training prepara os porta-vozes para transmitir as mensagens-chave da organização de uma forma mais assertiva, alinhada ao posicionamento da marca acerca do tema discutido, ao mesmo tempo que atende com qualidade ao que é requisitado pelos jornalistas. A pessoa que responde pela instituição publicamente deve entender que a fala, a postura, as expressões, os gestos e as mensagens não são apenas ações individuais, mas sim uma representação de toda a empresa.
Em uma entrevista com jornalistas, por exemplo, o porta-voz devidamente preparado saberá como responder às questões mais difíceis, manter a postura, ser coeso e eloquente acerca do seu discurso. Além disso, é importante ter consciência de que qualquer deslize ou fala mal estruturada, principalmente nos temas mais sensíveis, pode resultar em uma crise de imagem para a marca.
Media training: importância e benefícios
O bom relacionamento com a mídia é indispensável para o crescimento da marca. Entre as vantagens estão:
- A imprensa é considerada o “Quarto Poder”, transmitindo credibilidade e autoridade. Isso significa que sua influência perante o público pode ser comparável aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim, uma imagem positiva pode promover e impulsionar a confiança em um estabelecimento. Já uma relação negativa com a mídia pode prejudicar gravemente um negócio.
- Pela sua relevância e função, os jornais atribuem mais ou menos importância a determinada informação ou ideia. As notícias consideradas mais importantes pela redação e que ganham maior destaque rapidamente são comentadas pelo público. Estar presente na mídia — e da forma adequada — significa uma enorme vantagem de visibilidade.
- Porta-vozes bem-preparados contribuem para a boa reputação da empresa perante a opinião pública.
- Entrevistas com fontes que fornecem conteúdos relevantes e representam adequadamente uma marca formam bons relacionamentos com jornalistas, gerando mais exposição, além de ajudar na prevenção e gerenciamento de crises de imagem ao se posicionar de forma mais estratégica.
O media training é uma ferramenta útil e, em alguns casos, uma peça fundamental na construção e preservação de uma reputação empresarial sólida. A velocidade com que as informações se propagam na internet intensifica essa importância. A era digital possibilita a disseminação instantânea de notícias e eventos, fazendo com que tudo o que ocorre seja prontamente observado e avaliado pelo público.
O investimento em media training não apenas aprimora as habilidades de comunicação dos responsáveis por uma marca, mas também atua como um escudo preventivo, protegendo a imagem da empresa em um cenário onde a vigilância da mídia e do público é constante e incisiva.
Veja também: Como a assessoria de imprensa pode alavancar seu negócio?
Como é feito o media training?
Para começar esse processo de treinamento, o primeiro passo é definir quem serão os porta-vozes da empresa e os assuntos dos quais eles têm domínio para falar. Por exemplo: um CEO pode comentar sobre investimentos e perspectivas de negócios sob um contexto institucional da marca; um diretor pode dar declarações técnicas; cada coordenador de área pode falar sobre o dia a dia dentro do setor específico em que atua. Essa definição varia de acordo com cada tipo de negócio e a área de atuação. Mas é sempre importante considerar os impactos e o papel que cada organização representa para a sociedade e para a opinião pública.
Tendo isso definido, a etapa seguinte é identificar a familiaridade e o nível de conforto dos porta-vozes para discursos em público e conversas em situação de “pressão”, principalmente em relação a temas delicados. Isso pode auxiliar na hora de direcionar o formato e o conteúdo do curso de media training.
Em seguida, vale consultar uma agência de comunicação qualificada para esse treinamento. Ele pode acontecer por meio de guias digitais, vídeos, encontros presenciais e supervisão contínua das entrevistas com feedbacks sequenciais.
Formatos do media training
Da mesma forma como ocorre em qualquer outro curso ou treinamento, os interessados em media training têm a oportunidade de escolher qual modalidade faz mais sentido para seus objetivos específicos e metas pessoais.
Sessões em grupo ou com mais de um cliente, por exemplo, podem ocorrer em situações mais simples em que só é preciso uma orientação expositiva, sem necessariamente trabalhar toda a questão da postura de um porta-voz. Essas sessões em grupo também podem ser utilizadas para treinamentos em relação a entrevistas coletivas ou em casos em que as pessoas têm objetivos parecidos.
Já as sessões individuais servem para uma abordagem mais específica e personalizada, em que é necessário um curso adaptado de acordo com as necessidades, características e pontos positivos e negativos do cliente. Pode ser feita uma avaliação de nivelamento, com uma entrevista-teste inicial para entender o perfil e a familiaridade da pessoa com a imprensa. Com base nela, as explicações teóricas posteriores esclarecem os pontos de dúvida e orientam sobre as ações necessárias, bem como explicitam os assuntos e palavras-chave que devem ser utilizadas na entrevista oficial.
O método descrito é o modelo clássico, que também pode ter a ordem invertida — as explicações teóricas sobre a imprensa e a postura podem ser feitas primeiro, para depois realizar testes e exercícios práticos sobre o que foi aprendido. Porém, esse não é o único formato de media training. Outros formatos são:
- Speaker training: semelhante ao método clássico, mas focado na oralidade, para aqueles representantes que precisam aparecer em vídeos, transmissões ao vivo ou eventos presenciais.
- Social media training: voltado para as redes sociais, com foco em ter uma atenção maior às opiniões e aos assuntos comentados na internet. O representante precisa se expressar de forma clara e sem ambiguidades, para evitar interpretações equivocadas.
- Media training de crise: para momentos específicos e urgentes, porém não deve ser contratado apenas nessas horas. Antecipar-se às crises e estar preparado para lidar com elas é fundamental para que as ações sejam realizadas da maneira mais assertiva e rápida possível.
Conclusão
O media training é uma ferramenta indispensável para todo representante ou porta-voz que pretende entender detalhadamente como se portar perante o cenário midiático. Lidar com a imprensa e com a mídia não é uma tarefa fácil — é preciso tomar diversos cuidados e saber como agir nas diferentes situações. Isso demanda habilidades refinadas e a compreensão profunda da audiência almejada. Diante desse desafio, o investimento em profissionais qualificados para esse treinamento é de grande importância para o impulsionamento dos negócios.
Esse treinamento, ao proporcionar uma imersão cuidadosa e específica, não apenas aprimora as habilidades de expressão e resposta dos porta-vozes de uma empresa, mas também fortalece a capacidade de antecipar e gerenciar potenciais desafios midiáticos. O domínio dessas técnicas é um diferencial competitivo que constrói e mantém a reputação de uma marca, consolida sua presença na mídia e no mercado e contribui significativamente para o sucesso do empreendimento. O investimento consciente nessa área pode ser uma peça estratégica para empresas que buscam se destacar e prosperar em um ambiente midiático em constante evolução.
A Mira Comunicação realiza media training em diversos formatos, considerando as necessidades de cada cliente e oferecendo orientação para a preparação de porta-vozes. Isso é feito por meio de simulações de situações que podem acontecer em uma entrevista com a imprensa em diferentes mídias, como rádio, podcast, televisão, jornais impressos e online, portais de notícias, coletivas de imprensa e entrevistas ao vivo.