Esther Carvalho, diretora do Colégio Rio Branco, participa do quarto episódio do MiraTalks e discute o uso de inovações, como a inteligência artificial generativa na educação.

 

Você já ouviu falar de Inteligência Artificial Generativa? Claro que a IA já é um assunto discutido amplamente, cada vez mais presente no mercado de trabalho, mas o termo generativo é relativamente novo. Ele indica que uma tecnologia é capaz de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base.

Pode ser que você nunca tenha escutado esse nome, mas provavelmente conhece o ChatGPT, um dos exemplos mais famosos de IA Generativa, que consegue “aprender” conforme recebe treinamento e dados disponíveis na internet.

Mas como utilizar essa Inteligência Artificial no campo da educação? É possível e viável, e como isso ocorre? Para explicar e aprofundar o debate no assunto, o quarto episódio do MiraTalks trouxe Esther Carvalho, diretora do Colégio Rio Branco, para discutir este e outros tópicos dentro do tema “inovação na educação”.

IA Generativa no ambiente escolar

foto de um robô dando a mão com um humano
Imagem: Freepik

Esther Carvalho acredita que é, sim, possível unir essa tecnologia na educação, mas que também é importante entender como a escola pode se configurar para trabalhar metodologias adequadas e relevantes aos alunos. “A grande questão é a criação de pessoas críticas e autônomas para viver nesse mundo complexo permeado pela inteligência artificial generativa”. Ela também explica que essa tecnologia não é algo novo, e que é muito utilizada, às vezes sem nem sequer nos darmos conta. Por isso mesmo, cabe um aprofundamento nesse assunto antes de ser implementado em escolas e instituições.

Para que a IA generativa seja inserida no ambiente escolar de modo saudável, Esther afirma que é preciso considerar que o jovem irá fazer uso dela independente do que a escola diga, porque as pessoas já estão usando a tecnologia. Logo, é preciso tornar isso um objeto relevante e de aprendizado dentro da sala de aula, trabalhando com os jovens para que façam boas escolhas tendo essa inovação em mãos. Mas como fazer isso?

Em primeiro lugar, é necessário separar o conteúdo de qualidade e trazer à tona a importância da curadoria dos conhecimentos. A diretora do Rio Branco conta que pediu aos coordenadores que explorassem os limites e o que era possível fazer com a IA generativa, e algo que lhe chamou atenção foi: o coordenador de Língua Portuguesa disse que as poesias de Carlos Drummond de Andrade que o ChatGPT citava como fonte simplesmente não existiam. Eram bem construídas e pareciam ser de sua autoria, mas eram falsas. Por isso, a checagem     de informações se faz tão necessária. “Hoje, a gente consegue fazer uma curadoria desse conhecimento, mas e daqui há cinco, dez anos? O que vai ser desse conhecimento, como saber o que é verídico, o que é real?”

Isso porque a Inteligência Artificial Generativa gera, como o próprio nome diz, conteúdos de uma forma não humana, baseada em informações diversas, inclusive cujas fontes não se tem acesso. Isso muda a forma como os alunos buscam por informações e por conhecimento, porque a escola já não é a única fonte desses elementos. É um tema complexo e Esther afirma que ainda é necessário muito estudo sobre o assunto.

A dificuldade de inovar na educação

A diretora do Colégio Rio Branco explica que os pais têm um “pé atrás” em relação à inovação nas escolas, como se os filhos fossem cobaias de experimentos dentro do ambiente escolar. Por isso, quando a escola decide inovar, é importante que ela informe seus caminhos aos pais e esteja disposta a compartilhar e se abrir ao retorno, aos medos e anseios das famílias. Todos os novos processos em uma escola movem os alunos, professores, família e gestores.

Há um ponto de equilíbrio entre a inovação dentro da escola e a tradição, especialmente de escolas que já estão no mercado há bastante tempo e que já possuem uma identidade consolidada, um legado a seguir. Uma instituição que já possui esse tipo de história deve levá-la em consideração, mas também precisa considerar os problemas dessa responsabilidade. “São desafios diferentes, inovar a partir de um processo que começa do zero ou em uma escola que sempre foi bem sucedida ao longo da história, especialmente com uma educação tradicional”.

O trabalho de inovação de uma instituição de ensino deve ser feito a partir do que ela já é, sendo pensado a partir da realidade de pessoas que já estão convivendo nela, ou seja, dos funcionários que estão ali há um tempo e possuem uma metodologia específica, e dos alunos que já conhecem a escola e como funciona os estudos e avaliações de lá. Para tomar decisões adequadas e fazer as transformações desejadas, não adianta imaginar uma escola diferente daquilo que já existe. “Imaginar o que você quer ser, fundamentar o que você quer ser, e construir um processo que não é linear são processos bastante complexos.”

Como trabalhar inclusão nas escolas

A inclusão foi a ferramenta escolhida, dentre as muitas existentes, pelo Colégio Rio Branco para gerar impacto na sociedade. No Colégio, existe o Centro de Educação para Surdos Rio Branco, referência em educação bilíngue Libras – Português, no qual as crianças, a partir do sexto ano, são incluídas em salas de alunos ouvintes, tendo a presença de intérpretes de Libras.

Por isso, Esther Carvalho afirma que a diversidade é uma matriz, um valor a ser seguido. Isso muda, inclusive, como os educadores entendem a performance dos alunos. “Performance, para nós, é termos a condição de que cada criança, na sua especificidade, atinja o seu melhor. Não apenas os melhores resultados dos vestibulares, os melhores resultados nas Olimpíadas, que são importantes. Mas não abrimos mão das especificidades das crianças, porque todos nós precisamos aprender a viver em um mundo de diversidade”. O respeito, para ela, é um elemento fundamental, e a vivência das crianças de realidades diversas faz uma enorme diferença.

A diversidade é benéfica a todos, entre ambos os lados dessas relações criadas. Existe um aprofundamento dentro do colégio, ainda em andamento, voltado para a questão étnico-racial, para quebrar os preconceitos estruturais que a sociedade tem. Esther afirma que é preciso se aprofundar nesses pontos, envolver famílias, criar reflexões dentro da escola, e deixar o tema vivo dentro da escola.

Encontros com a direção

Quando se fala de envolver a família na educação, o Colégio Rio Branco possui uma iniciativa chamada “encontros com a direção”, nos quais a proposta é de providenciar encontros entre pais de alunos e gestores da escola para discutir educação sem a pretensão de estar certo. Com a regra de não serem tratados assuntos pessoais, as reuniões abordam tópicos como a cultura da vaidade, drogas, educação sexual e competências socioemocionais.

Esther Carvalho acredita que a escola tende a dizer o que os pais devem ou não fazer, enquanto a família também quer ditar as regras da instituição – mas, na verdade, mesclar os responsáveis e a educação é algo muito mais complexo. “A comunicação é fundamental, porque ela precisa partir do princípio de que vamos percorrer juntos a trajetória de formação das crianças. Mas é importante saber que a gente não vai concordar sempre e que existem decisões que nem sempre vão agradar. Mas a gente está do mesmo lado.”

Gostou desse conteúdo? Então, leia o texto sobre o terceiro episódio, que falou sobre a tecnologia no futuro do sistema educacional.