Hoje, não basta apenas vender o produto para conquistar o consumidor, o marketing precisa criar conexão e engajar
Na era digital, a disputa pela atenção do público é muito acirrada. Para conquistar os consumidores, as empresas não devem apenas promover seus produtos e serviços como fazem os anúncios, mas também transmitirem a própria mensagem para se conectarem com a sua audiência e engajá-la de verdade. Por isso, é importante que você saiba o que é marketing de conteúdo.
A seguir, apresentamos mais sobre essa área que é fundamental para o fortalecimento de marca e aproximação com o público.
O que é Marketing de Conteúdo?
Como define Philip Kotler, referência mundial no tema, “Marketing de Conteúdo é uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para um público claramente definido com o objetivo de gerar conversas sobre conteúdo”.
Seth Godin, outro grande nome da área e autor do livro “Marketing de Permissão”, destaca que, diferentemente da publicidade, o verdadeiro Marketing de Conteúdo se faz presente quando o consumidor precisa de ajuda, então ele entrega as informações que são necessárias e interessantes para aquele momento. Se isso for bem feito, o próprio público se conecta com a marca e vira seu defensor a ponto de indicar e trazer outras pessoas para consumir os produtos e serviços.
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Como o Marketing de Conteúdo surgiu?
Embora o Marketing de Conteúdo tenha se consolidado no digital e seus grandes formatos sejam online, como veremos em breve, o primeiro grande exemplo que desenvolve esse tipo de estratégia aparece de forma física em 1895, com a revista The Furrow, criada pela empresa norte-americana John Deere, comercializadora de máquinas para a atividade agrícola.
A publicação já nasceu com o intuito de trazer informações relevantes para o público da empresa ‒ os agricultores ‒ para que eles ampliassem e qualificassem seus negócios. A venda das máquinas da John Deere seria uma consequência ao passo que seus clientes conseguissem mais renda, com a ajuda do conhecimento fornecido pela revista.
Outro exemplo que mostra que a ideia do Marketing de Conteúdo não é tão recente como muitos pensam é o guia de restaurantes criado pela Michelin em 1889. A empresa partiu do princípio que para vender pneus era preciso que as pessoas usassem mais seus carros e, assim, criou uma curadoria de pontos gastronômicos para o público explorar.
Em ambos os casos, o número de vendas aumentou, evidenciando que conhecer o público e suas necessidades e produzir um conteúdo direcionado faz toda a diferença para uma empresa.
Com o avanço da internet e da tecnologia, o acesso à informação e as possibilidades de criação de conteúdo desse tipo aumentaram. Acompanhando esse movimento, as estratégias de marketing de conteúdo também evoluíram e continuam sendo aprimoradas. Um exemplo disso é a própria revista The Furrow, que começou no offline, e hoje tem um site, no qual se mantém como referência e conversando com seu público.
“A produção de conteúdo para as redes sociais precisa ter estratégia”
Os formatos que podem ser explorados pelo Marketing de Conteúdo
Existem diferentes formas de mostrar suas ideias para os consumidores e criar um bom relacionamento. Os exemplos mais clássicos são posts em redes sociais, e-books, artigos em blog e newsletter, mas ainda há opções de vídeos, infográficos, desenhos, games, aplicativos, além de podcasts e audiobooks.
Antes de iniciar a produção de conteúdo, é importante escolher estrategicamente quais canais de distribuição são mais adequados para o seu negócio, o público que deseja atingir e o objetivo a ser alcançado. Caso você precise que sua audiência aprenda a realizar uma determinada ação, por exemplo, criar um tutorial (em texto ou vídeo, vale analisar também) é uma ótima ideia.
Agora, se a necessidade é mostrar o valor de produto ou serviço, apresentar um estudo de caso pode ser mais eficiente. Você pode também realizar uma pesquisa para o público entender seu mercado, por meio de estatísticas e dados. Há ainda a possibilidade de fazer entrevistas, em áudio ou vídeo, com pessoas de fora da sua empresa para compartilhar ideias com a sua audiência e por aí vai.
Mas o que você deve saber é que em todos os formatos e tipos de conteúdo, que podem e, muitas vezes, devem ser diversificados, é fundamental construir uma boa estratégia, analisar a concorrência e pensar na relevância para o público-alvo.
Como definir uma estratégia de Marketing de Conteúdo
Kotler defende que o marketing de conteúdo deve ser trabalhado a partir de oito passos, começando pela fixação de meta. A empresa deve se perguntar o que deseja atingir com a campanha de marketing de conteúdo: o foco maior é desenvolvimento de marca ou crescimento de vendas? Depois é hora de mapear o público, definir quem são os consumidores e quais são suas necessidades e desejos.
Com isso definido, será importante ter um planejamento, pensando nos temas, formatos e um calendário. Aí vem a criação de conteúdo em si e a distribuição dele, que pode acontecer em canais próprios, pagos ou conquistados. Em seguida, é o momento de pensar em ampliar o conteúdo, ou seja, como interagir e criar conversas com os consumidores em torno dele. Por fim, deve-se avaliar os resultados da campanha de Marketing de Conteúdo e estudar melhorias.
Ferramentas de Marketing de Conteúdo que podem ser usadas
Em todas essas etapas citadas acima, existem ferramentas que podem executar tarefas que costumam tomar muito tempo, deixando maior disponibilidade para as equipes pensarem estrategicamente. Isso, além de acelerar os processos e aumentar a produtividade, traz um ganho de resultado importante, uma vez que elas trazem dados interessantes e eficientes.
Para planejar os conteúdos, é importante entender o que as pessoas estão buscando saber. O Google Trends, por exemplo, é uma ferramenta para acompanhar tendências e comparar palavras-chave pensando em SEO (Search Engine Optimization). Nesse sentido, o Semrush também pode ajudar na busca por termos em alta, assim como fazer pesquisas de mercado e análise competitivas.
Já ferramentas como o Google Analytics podem auxiliar muito na avaliação de resultados e em estratégias de melhorias. A plataforma envia relatórios com informações importantes, como as taxas de exibição e clicks no site, localização geográfica dos visitantes e como chegaram à página.
Um conteúdo de qualidade vai reter o usuário por mais tempo na página, favorecendo o SEO e, portanto, o ranqueamento no Google. Com maior confiabilidade no site, o engajamento cresce, assim como as taxas de conversão e fidelização.
Erros mais comuns ao fazer Marketing de Conteúdo
Muitas empresas deixam de conseguir bons resultados com o marketing de conteúdo porque, simplesmente, não estão apostando corretamente nessa estratégia. Estes são os principais deslizes:
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Falar apenas sobre o produto ou serviço oferecido pela empresa
Lembre-se: converter leads no Marketing de Conteúdo é uma consequência. Primeiro, é preciso atrair os clientes trazendo informações relevantes que os interessam e vão ajudá-los a resolver problemas.
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Não ter o público-alvo definido
Como você apresentará um conteúdo interessante e soluções se você não sabe com quem está falando? Conhecer a audiência é fundamental para elaborar a estratégia de conteúdo.
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Criar conteúdos sem ter um objetivo claro
Muitas vezes, as empresas caem na cilada de pensar na quantidade e não se atentam se o conteúdo vai ser eficiente para o que ela almeja com ele. É preciso pensar a longo prazo!
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Não colocar a personalidade da marca
Diante de tanta informação na internet, o conteúdo não vai se destacar se não tiver um diferencial e uma “cara” única. É importante que ele traga a linguagem e o tipo de relação que a empresa deseja criar com seu público.
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Não medir resultados
Quanto a produção de conteúdo investida está trazendo de retorno em diferentes frentes? Com esses dados em mãos, é possível pensar em melhorias no planejamento das próximas ações, tendo um direcionamento mais apurado e certeiro.
Os benefícios e a importância do Marketing de conteúdo para sua empresa
O Marketing de Conteúdo, além de eficaz, é uma maneira muito mais interessante de educar o público e conquistar novos clientes. Por meio dele, as empresas conseguem aumentar sua exposição e reconhecimento, construindo uma marca mais sólida. No fim, elas conseguem vender mais produtos ou serviços e gerar mais receita.
Quem não usa o Marketing de Conteúdo já está fora da roda de conversa, tão importante para qualquer negócio.
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