De forma estratégica, a Comunicação 360° visa disseminar as mensagens e o posicionamento da empresa para seus públicos, utilizando ações em diferentes formatos de mídias, com conteúdos qualificados

Segundo a Pesquisa Mega Brasil 2021, publicada no Anuário da Comunicação Corporativa de 2021, a relevância da comunicação corporativa e das relações públicas nas empresas cresceu cerca de 35% durante o ano de 2020, em meio à pandemia da Covid-19. Sejam recém-lançadas ou de longa data no mercado, as marcas com melhores engajamentos, vendas, reputação e clima interno entre os funcionários são aquelas que valorizam e investem em comunicação estratégica. Isso mostra que o sucesso das marcas não deve ser atribuído a apenas um fator, mas, sim, à Comunicação 360° e à necessidade de se posicionar.

Esse novo conceito traz soluções que conversam com diversos setores do negócio de uma forma humanizada, propondo estratégias que levam a um posicionamento coerente sobre o que a empresa é e como ela quer conversar e ser percebida pelas pessoas. Um dos principais objetivos da Comunicação 360° é levar as mensagens-chave da marca para os seus públicos-alvo de maneira assertiva, criando relacionamentos e proximidade. Por isso, a estratégia 360° engloba ações em diferentes formatos de mídias, linguagens e com conteúdo qualificado.

Ações da Comunicação 360°

As ações estratégicas dessa comunicação geralmente incluem:

– produção de conteúdo
– comunicação interna
– presença nas redes sociais
– relacionamento com a imprensa
– construção de reputação por meio da opinião pública

Todas essas iniciativas, quando elaboradas em conjunto e alinhadas dentro de um planejamento estratégico, retratam um posicionamento que resulta em maior credibilidade e reputação da marca, tornando-a autoridade em sua área de atuação.

O trabalho de comunicação nas redes sociais sozinho pode gerar engajamento e interesse do público-alvo, mas ainda assim não é o suficiente. Ao sincronizar as redes sociais com a produção de conteúdo e o mapeamento de stakeholders com inteligência, é possível oferecer ao público mais do que um produto, seja de bem ou serviço. O conteúdo qualificado traz a noção de referência e conhecimento especializado no tema, mostrando aos consumidores que sua marca sabe do que está falando.

Em conjunto com a repercussão nas redes e o conteúdo qualificado está a assessoria de imprensa. O trabalho de relacionamento com os jornalistas contribui para a formação de reputação positiva da marca perante a opinião pública. Ter veículos jornalísticos estratégicos e com credibilidade falando bem sobre você potencializa a exposição para o público-alvo, que vai conhecer cada vez mais o seu trabalho, estimulando o interesse pela marca. Além disso, o bom relacionamento com jornalistas também é fundamental para a prevenção e gestão em momentos de crise.

Mas por onde começar a elaborar a estratégia da Comunicação 360°?

A principal alternativa é buscar profissionais e agências especializadas em comunicação corporativa no mercado. O trabalho estratégico na elaboração de um plano de comunicação, na maioria das vezes, é realizado por jornalistas ou profissionais de relações públicas.

A Mira Comunicação, por exemplo, vem realizando esse trabalho com marcas de pequeno, médio e grande porte desde 2014. Em 2020, mesmo durante a pandemia, a agência registrou crescimento de 40% do portfólio de clientes, mostrando o quanto as marcas têm buscado cada vez mais formas estratégicas de se posicionarem e alcançarem mais exposição, construir boa reputação e garantir mais visibilidade e credibilidade perante seus públicos e o mercado.

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