Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia em 11 de março de 2020 por conta do novo Coronavírus, cenários dos mais otimistas até os mais catastróficos ganharam força e se perderam sobre o futuro das empresas sob diversos aspectos. Algumas tendências, no entanto, foram ganhando corpo e mostraram que vieram para ficar.

A comoção mundial acerca do consumo e do papel das instituições privadas logo causou um primeiro impacto. Diante de um problema de tamanha proporção, questões como propósito e responsabilidade social passaram a ser mais discutidas. Ou, simplificando com a pergunta: afinal, o que determinada empresa faz além de lucrar e incentivar o consumo?

Dentre as tendências que se fortaleceram durante a pandemia, destaca-se como exemplo o estímulo às práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), em tradução livre, Ambiental, Social e Governança. Mais do que uma autodeclarada conscientização nessas frentes, as práticas de ESG são também, em primeiro lugar, uma resposta das empresas a uma cobrança da sociedade.

Comunicação ainda mais estratégica

A exigência de respostas à sociedade requer um esforço cada vez mais profundo das áreas de comunicação e marketing. Além de promover produtos e serviços para o consumo, agora é também necessária a tarefa de “prestar contas” e influenciar a construção da sua imagem institucional positiva na opinião pública (o que posteriormente também impactará o sucesso do negócio).

Nesse contexto, o trabalho de relações com a imprensa torna-se ainda mais estratégico, uma vez que o debate na opinião pública ocorre essencialmente nos meios de comunicação. Com um adicional recente: tem-se agora um público cada vez mais avesso a fake news e consciente do canal em que é impactado pela marca.

O investimento em comunicação, mais especificamente em relações com a imprensa, é, portanto, a parte final e necessária de um grande escopo de trabalho. É preciso esforço e investimento para ter (e demonstrar) empatia, humanidade, sustentabilidade e consciência social e ambiental.

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