Assessoria de imprensa: Resultados obtidos com matérias jornalísticas são fundamentais para uma comunicação 360o

Se considerarmos os avanços tecnológicos, a facilidade em obter informações e o crescimento das mídias digitais, parece difícil pensar em por que é importante ter uma assessoria de imprensa. Com a atuação das empresas cada vez mais forte no mundo digital, por meio de sites, blogs, redes sociais e tantos outros, a ideia de que é importante agir em meio aos veículos de comunicação jornalísticos parece ser desnecessária. Além disso, o marketing digital pode dar a falsa ideia de que é possível construir a reputação de uma marca de forma autônoma utilizando as redes sociais.

A assessoria de imprensa no mundo digital: consolidação

O ponto é que, para consolidar o próprio nome e se tornar referência no assunto em que se domina, é preciso estar junto à opinião pública, e a parceria com os veículos de jornalismo pode colaborar. Divulgar sua mensagem, mostrar seu profissionalismo e se tornar referência em temas de domínio é fruto de um trabalho construído por meio da mídia espontânea. Para isso, é necessário ter estratégia e profissionais que saibam transmitir a sua mensagem com um olhar jornalístico para as redações. O assessor de imprensa é responsável em fazer a ponte entre a relação da empresa com os jornalistas e veículos de comunicação. Pensar em público-alvo, segmentação de veículos, conteúdos que tenham uma sinergia forte com o conceito de cada jornal, é função do assessor. Em um momento que as incertezas, fake news e a necessidade de esclarecer questões são cada vez mais frequentes, o conteúdo de qualidade ganha relevância e saber se comunicar de maneira didática e estratégica é fundamental.

Gerenciamento de crise

Além de buscar por divulgação e mídia espontânea, o assessor de imprensa também está apto para gerenciar crises e tentar ao máximo ser eficiente na comunicação para que o nome das empresas fique menos vulnerável em situações de risco. Então, por mais que a comunicação esteja se inovando, as demandas para a área de assessoria de imprensa também estão mudando. E, nesse contexto de valorização das mídias digitais como ferramentas de comunicação e marketing, a assessoria de imprensa ganha papel ainda mais relevante. Os resultados obtidos com matérias jornalísticas geram credibilidade e hoje podem ser potencializados por meio das mídias digitais, como blogs e redes sociais – é o que chamamos de comunicação 360o. Com estratégia e inteligência, a assessoria de imprensa nunca foi tão necessária.