“A Mira já é outra em relação àquela que nasceu em 2014, no sentido de oferecimento de produtos, mas a sua essência continua a mesma: a excelência no atendimento”, diz Juliana Miranda, sócia e CEO da empresa”

O setor de comunicação tem sido um dos mais impactados por mudanças, principalmente em decorrência da digitalização da área e da forma de consumo dos conteúdos após a pandemia. À medida que as tecnologias avançam e os públicos se tornam mais exigentes, os serviços precisam proporcionar mais transparência e melhores relacionamentos para o público.

Nesse contexto, a já difundida Comunicação 360°, caracterizada pela eficiência, velocidade e integração dos serviços, é realidade na estratégia das agências de comunicação, em que é preciso se comunicar com diferentes públicos, com transparência e coerência com os propósitos e objetivos de negócios das marcas . Em sintonia com as tendências mundiais, a Mira Comunicação atua como agência 360° desde 2018, disponibilizando soluções em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e gestão de redes sociais, atendendo a todas as necessidades dos clientes.

No entanto, foi em 2022 que a estruturação das áreas PR Strategy, Content, Digital e Design tornou-se oficial, marcando o crescimento da agência que, desde 2020, triplicou seu número de colaboradores – hoje composto por uma diversidade de jornalistas, relações públicas, publicitários e designers.

Nova marca
Agora em 2023, marcando 9 anos de consolidação no mercado de comunicação corporativa., a Mira lança um novo posicionamento, em linha com o momento atual da agência, que passa de pequeno para médio porte. Com caráter instrucional, ela utiliza a comunicação estratégica para informar propósitos e despertar a consciência de diferentes públicos acerca da atuação de seus clientes.

“Nós temos um plano estratégico e um plano de negócio que sempre são atualizados, mas, após quase dez anos de atuação, entendemos que as mudanças de agora nos reposicionaram entre as agências de comunicação. Com isso, precisamos transmitir uma nova mensagem no mercado, em formato adaptado para a realidade de hoje”, diz Diego Ramalho, CEO e sócio-fundador da Mira Comunicação.

Ele comenta que, desde a sua fundação, a agência tem atuado com mais ênfase no setor da educação, mas também incorpora contas de outras áreas, como finanças, terceiro setor, cultura, tecnologia, startups, institutos de pesquisa, ESG, saúde e outros – todos com um olhar para a uma comunicação instrucional, com foco em narrativas consistentes e de impacto para a sociedade .

Soluções integradas
No seu reposicionamento, a Mira oficializa a estruturação interna para atender melhor os seus parceiros, com produtos integrados que vão além do plano de PR e assessoria de imprensa. “Quando se desenvolve um planejamento de comunicação, é muito mais efetivo ter um entendimento dos propósitos e objetivos de cada marca, e derivar isso para os diferentes canais, sejam eles as redes sociais, a comunicação interna, a comunicação offline ou a assessoria de imprensa. Uma área alimenta a outra, não faz sentido trabalhar de forma separada essas ferramentas”, afirma Juliana Miranda, CEO e sócia da empresa. No topo desse guarda-chuva, que é a comunicação macro de uma organização, está a reputação – ativo maior, que deve ser prioritariamente cuidado tanto em momentos de projeção, mas especialmente em focos de crise”, acrescenta.

Outro fator importante para o rebranding foi a identidade visual. O site da agência está de cara nova e as redes sociais estão munidas de conteúdo relevante, com novo visual, buscando fomentar discussões sobre a comunicação das marcas. Além disso, houve atualização do logotipo com novas cores e formas que inspiram vitalidade e movimento, em sinergia com a atuação da agência. “Nós entendemos que precisávamos passar novas mensagens e, para isso, foi necessário uma nova roupagem”, diz Diego.

A essência da Mira e a atuação para o futuro
“Hoje, o consumidor não aceita mais uma empresa que não converse com seus propósitos de forma transparente”, aponta Juliana. Um diferencial da Mira é, justamente, essa atenção com um olhar humanizado e claro, tanto em seus planejamentos internos quanto nas ações propostas aos clientes.
“Não dá para ficar dez anos fazendo a mesma coisa. Vivemos em um mundo fluído e interconectado, onde as mudanças ocorrem numa velocidade exponencial. Precisamos acompanhar e continuar se reinventando – o rebranding é um bom exemplo disso. Mas, existe uma essência muito importante: vivenciamos todos os termos de boas práticas do mundo corporativo, como ética, respeito e colaboração, de maneira sólida e clara. Costumo dizer, por exemplo, que a Mira sempre foi ESG, muito antes de seu crescimento”, diz Diego.

O desenvolvimento e crescimento da equipe Mira possibilitou uma maior gama de serviços: plano estratégico de PR, gestão de crise, assessoria de imprensa e gestão de mídias digitais para marcas e Personal Branding para executivos. Essa lista, realizada de forma integrada e com um atendimento personalizado e exclusivo para cada parceiro, demonstra que a agência está pronta para os próximos passos e para continuar expandindo no mercado.