Saiba como se relacionar de forma duradoura com os veículos de comunicação, seguindo boas práticas que aumentam a visibilidade e fortalecem a reputação da sua empresa
O relacionamento com a imprensa é de grande importância para uma empresa. A divulgação orgânica de notícias relacionadas à marca favorece sua visibilidade e reforça sua credibilidade. Para os jornalistas, esse contato também é produtivo para a apuração de notícias e reportagens. Segundo pesquisa realizada pelo Portal Comunique-se, cerca de 50,8% dos jornalistas de redação consideram o trabalho de assessoria de imprensa primordial para sua atuação nos veículos de comunicação.
Neste artigo, vamos explorar como construir um bom relacionamento com a imprensa e por que isso é tão importante para o sucesso de uma marca. Também selecionamos 10 dicas essenciais para se relacionar com a mídia. Confira!
O que é relacionamento com a imprensa?
Relacionamento com a imprensa é o conjunto de práticas que uma empresa pode utilizar para se comunicar com veículos de mídia, como jornais, revistas, emissoras de rádio, TV e portais de notícias. O objetivo principal é facilitar a divulgação de informações que sejam de interesse para o público e, ao mesmo tempo, positivas para a imagem de uma marca.
Essa ponte é frequentemente gerida por assessores de imprensa ou agências de comunicação, que mantêm contatos regulares com os jornalistas e seus veículos. Pesquisa do Portal Comunique-se apontou os cinco principais meios para se relacionar com os jornalistas de redação. São eles:
- Envio de releases: esse é o meio mais tradicional de relacionamento entre assessores e imprensa. Os jornalistas recebem um primeiro contato via e-mail, e o chamado “follow-up”, ou acompanhamento, é geralmente realizado por telefone.
- Redes sociais: plataformas como Facebook, LinkedIn, Instagram e WhatsApp estão se destacando entre os canais de contato. No entanto, é importante criar um relacionamento prévio e conhecer as preferências de cada profissional antes de enviar pautas por esses meios, pois pode ser considerado invasivo por alguns jornalistas.
- Encontros de relacionamento: convidar jornalistas para conhecerem as dependências da empresa, por exemplo, é um meio importante de relacionamento, já que valoriza o trabalho do jornalista e demonstra interesse por uma interação mais próxima.
- Coletivas de imprensa: tanto presenciais quanto online, são utilizadas para comunicar informações importantes a vários jornalistas simultaneamente e permitem a interação direta dos jornalistas com a fonte, por meio de perguntas e respostas.
- Eventos presenciais: lançamentos de produtos ou inaugurações que vão contar com a presença da imprensa são boas oportunidades manter um contato mais próximo com jornalistas.
Por que é importante ter um bom relacionamento com a imprensa?
Manter um bom relacionamento com jornalistas é essencial para garantir que a imagem de uma empresa seja retratada positivamente. A imprensa tem o poder de amplificar mensagens e moldar percepções, e uma boa comunicação com ela pode ajudar uma marca a ser vista como relevante e confiável.
Esse relacionamento permite também que a empresa tenha maior controle sobre a narrativa em torno de suas ações e produtos. Quando existe uma conexão estabelecida, é mais fácil oferecer informações e mostrar sua relevância para que sejam divulgadas. Além disso, fica mais simples resolver possíveis crises, já que a empresa pode recorrer a contatos diretos com jornalistas para esclarecer mal-entendidos e ajustar informações incorretas.
Outros benefícios de ter um bom relacionamento com a imprensa são:
- Aumento da visibilidade: as empresas têm mais chances de aparecer em mídias de grande alcance e ganhar mais exposição.
- Reforço de credibilidade: jornalistas tendem a confiar e divulgar melhor as informações de empresas que mantêm boas relações com eles.
- Posicionamento como fonte confiável: a marca passa a ser consultada regularmente por jornalistas em busca de informações especializadas.
- Engajamento com públicos específicos: a imprensa pode ajudar a atingir públicos-alvo específicos por meio de matérias voltadas para nichos de mercado.
- Divulgação gratuita: as notícias sobre a marca são divulgadas por meio da mídia espontânea, sem a necessidade de anúncios pagos.
10 dicas para construir um bom relacionamento com a imprensa
Confira como desenvolver uma boa relação com os veículos de comunicação:
1. Conheça os jornalistas
Antes de qualquer contato, faça uma pesquisa sobre os jornalistas que cobrem seu setor. Entenda o tipo de conteúdo que produzem e os principais temas que abordam para saber qual é o perfil de profissional com mais chances de criar uma afinidade com a sua empresa.
2. Ofereça conteúdo relevante
Certifique-se de que as pautas e releases que você envia têm relevância para o jornalista e seu público. Informações novas, dados exclusivos ou tendências do mercado aumentam as chances de interesse. Não sobrecarregue os profissionais com materiais que não agregam valor.
3. Seja acessível
Responda rapidamente às solicitações da imprensa e esteja sempre disponível para fornecer informações adicionais ou esclarecimentos. Quanto mais fácil for o acesso a você ou sua equipe, mais os jornalistas se sentirão confiantes para recorrer à sua empresa.
4. Personalize a comunicação
Evite enviar mensagens genéricas. Dirija-se aos jornalistas de maneira personalizada, mencionando tópicos que os interessem diretamente. Isso demonstra que você está atento ao trabalho deles e valoriza essa relação, o que aumenta a chance de engajamento.
5. Seja transparente em situações de crise
Durante crises, a transparência é fundamental para manter a confiança dos jornalistas. Forneça todas as informações que estejam disponíveis no momento. Um relacionamento de confiança depende da honestidade e da capacidade de lidar abertamente com momentos difíceis.
6. Não seja insistente
Evite fazer follow-ups excessivos ou pressionar os jornalistas para publicar sua pauta. Uma abordagem mais agressiva pode prejudicar o relacionamento. Deixe claro que você está disponível para ajudar, mas respeite o tempo e a autonomia editorial.
7. Atente-se aos prazos
Jornalistas trabalham sob pressão constante de prazos. Se for solicitado algum material, dados ou entrevista, procure atender ao pedido rapidamente. O cumprimento dos prazos demonstra profissionalismo, facilita o trabalho do jornalista e fortalece a parceria.
8. Esteja preparado para entrevistas
Se for solicitado para uma entrevista, esteja bem-preparado para fornecer informações concisas e úteis. Preparar porta-vozes com antecedência, por meio de um media training, por exemplo, é uma prática importante para agilizar a produção e publicação da matéria e evitar falhas na comunicação.
9. Mantenha uma comunicação constante
Mesmo quando não tiver uma pauta específica para oferecer, mantenha contato regular com os jornalistas. Compartilhe atualizações sobre o mercado, convide-os para eventos e se coloque à disposição para fornecer informações do nicho.
10. Valorize o trabalho do jornalista
Reconheça e valorize o trabalho dos jornalistas que cobrem o seu setor. Um simples agradecimento ou elogio por uma matéria bem escrita pode fortalecer a relação. Mostrar que você respeita e aprecia o trabalho deles cria um vínculo mais duradouro.
Conclusão
Construir um bom relacionamento com a imprensa gera benefícios mútuos. Enquanto a empresa ganha visibilidade, os jornalistas encontram fontes confiáveis e informações para suas matérias. Essa interação deve ser vista como uma via de mão dupla, pautada em confiança, respeito e profissionalismo.
Um aspecto fundamental nesse processo é a personalização. Não basta enviar informações em massa para todos os jornalistas de uma lista de contatos. É preciso compreender o perfil de cada profissional, saber suas áreas de interesse e adaptar o conteúdo de forma atraente para o veículo de comunicação em questão.
É isso o que faz a Mira Comunicação. A partir do entendimento dos objetivos do cliente, o que ele tem a oferecer e o que os jornalistas querem, a agência estabelece um plano. “Há várias formas de criar e manter essa conexão, seja por meio de encontros de relacionamento, seja por meio do envio de sugestão de pautas. Mas o importante é entender os dois lados, da empresa e do profissional da mídia, para que seja uma relação benéfica para todos”, diz Diego Ramalho, fundador e CEO da Mira. Entre em contato com a Mira e descubra como ela pode te ajudar!