Uma empresa pode utilizar inúmeras estratégias de marketing de conteúdo para alavancar os resultados de sua marca. Entre elas está a oferta de “materiais ricos”, que se referem a um conjunto de conteúdos digitais, amplos e abrangentes, como e-books, para entregar informações qualificadas, converter novos clientes ou engajar os já conquistados. 

Neste texto, você vai entender mais sobre o que é um material rico, qual é a sua importância e benefícios, exemplos e como escolher o ideal para sua marca. 

O que é um material rico? 

Pessoa escrevendo com uma caneta em um bloco de notas ao lado de um laptop aberto.Materiais ricos são conteúdos digitais de alto valor e relevância que são oferecidos gratuitamente para o público-alvo. Esses materiais são geralmente mais extensos e aprofundados do que conteúdos típicos, como posts em blogs ou publicações em redes sociais. 

A estratégia pode fazer parte do chamado inbound marketing ou marketing de atração, que tem como objetivo atingir um público-alvo específico: pessoas que podem se interessar pelo conteúdo, percebendo o seu valor e utilidade, e que vão construir um relacionamento duradouro com a marca. Ele se diferencia das estratégias tradicionais de comerciais e propagandas, muitas vezes inseridas discretamente no cotidiano dos potenciais consumidores. Em vez disso, é oferecido um material de valor que os indivíduos escolhem, por vontade própria, consumir. 

Essa abordagem de inbound marketing também tem o objetivo de gerar leads, ou seja, criar um primeiro contato com o potencial cliente. Porém, os materiais ricos vão além disso. Ao fornecer um conteúdo relevante para seus clientes atuais, a marca pode fortalecer o seu relacionamento com eles e aumentar o engajamento nas redes sociais.  

Importância dos materiais ricos 

Além da geração de leads e engajamento dos clientes, os materiais ricos são importantes nas estratégias de marketing de uma marca por várias razões. Por exemplo, a empresa pode estabelecer-se como uma autoridade em seu setor e construir credibilidade. Materiais ricos com conteúdo útil e informativo demonstram o conhecimento e a experiência da marca. 

Outro ponto é o recebimento de feedbacks. Alguns materiais ricos, como vídeos publicados nas redes sociais ou pesquisas com o público, podem gerar métricas de engajamento e análises detalhadas. Isso permite que as marcas avaliem o interesse do público-alvo em determinados tópicos, identifiquem tendências e ajustem suas estratégias de conteúdo conforme necessário. 

Outros benefícios dos materiais ricos são: 

  • educação do mercado: esses materiais oferecem uma oportunidade para educar o mercado sobre tópicos relevantes relacionados aos produtos ou serviços da marca. Isso ajuda os consumidores a entenderem melhor suas necessidades e como a marca pode ajudá-los a resolver seus problemas. 
  • diferenciação da concorrência: no cenário competitivo atual, as marcas precisam se destacar. Materiais ricos de alta qualidade podem diferenciar uma marca, demonstrando seu compromisso com a excelência e o valor que oferece aos clientes. 
  • geração de tráfego e engajamento: informações ricas e valiosas têm maior probabilidade de serem compartilhadas nas redes sociais, fator que aumenta o tráfego para o site da marca e gera engajamento com o público. 
  • melhora do posicionamento nos mecanismos de busca: conteúdos de qualidade têm mais chances de estarem bem posicionados nos mecanismos de busca da internet. E-books, vídeos informativos e infográficos podem melhorar o ranking da marca nos resultados de pesquisa e aumentar sua visibilidade online.  
  • segmentação da audiência: por atenderem a um público específico, os materiais ricos podem ser personalizados para atender às necessidades e interesses específicos de um setor. Isso permite que a marca se conecte exatamente com quem ela deseja falar.  

Os materiais ricos ainda são um meio de reduzir o custo da empresa com publicidade, especialmente quando comparados a métodos tradicionais, que demandam a compra por espaço em jornais para anúncios e propagandas. A marca pode adquirir e engajar clientes de forma mais econômica e eficiente. 

Além disso, essa estratégia oferece uma adaptação a diferentes formatos e canais, incluindo blogs, vídeos, podcasts, redes sociais e e-mail. Isso permite que a marca alcance seu público-alvo em diferentes ambientes digitais.  

Exemplos de materiais ricos  

Como os materiais ricos são conteúdos digitais, eles são disponibilizados apenas virtualmente, seja no site da marca, em seu blog, em redes sociais, plataformas de streaming, newsletters, e-mails ou em grupos de aplicativos de mensagem. E há muitas possibilidades para adaptar o formato de acordo com o conteúdo desejado. Algumas dessas opções são: 

  • e-books: livros digitais que abordam um tópico específico em profundidade. Eles podem ser usados para informar ou entreter os leitores, bem como fazer a cobertura de eventos realizados pela marca. 
  • webinars: apresentações ao vivo (como lives) ou gravadas, que oferecem oportunidade para a marca compartilhar conhecimento especializado sobre um determinado assunto e interagir com o público por meio de chat.  
  • whitepapers: documentos técnicos que trazem uma análise detalhada sobre um assunto específico, geralmente apresentando dados, estatísticas e insights que podem ajudar os leitores a entenderem um problema ou tendência do setor. 
  • infográficos: mapas mentais e gráficos que comunicam informações complexas de forma clara e concisa, usando elementos como ícones, setas e texto para contar uma história de forma visual e impactante. 
  • cases ou estudos de caso: narrativas detalhadas que descrevem, em geral, como a marca ajudou um cliente a resolver um problema ou alcançar um objetivo específico, destacando os desafios enfrentados, as soluções implementadas e os resultados alcançados. 
  • guia de ferramentas: pacotes de recursos, como modelos, planilhas, checklists, entre outros, que ajudam os usuários a resolverem um problema ou realizar tarefas específicas de forma mais eficiente. 
  • podcasts: programas de áudio sob demanda que permitem à marca compartilhar conteúdo informativo, educacional ou inspirador com seu público-alvo, muitas vezes apresentando entrevistas com especialistas da área. 
  • vídeos instrucionais: produções audiovisuais que mostram aos espectadores como realizar uma tarefa específica, usar um produto ou serviço da marca, ou oferecem dicas relacionadas a aquele nicho de mercado. 

Veja também: Newsletter: como ela funciona e qual a sua importância?

Como escolher o material rico ideal? 

A escolha do material rico ideal para uma marca requer uma abordagem estratégica e orientada por dados. Em um primeiro momento, a empresa precisa realizar uma análise detalhada do seu setor para compreender as tendências, desafios e necessidades específicas dos consumidores nesse contexto. Isso pode envolver o estudo da concorrência, pesquisa de mercado e monitoramento de tendências relevantes. 

Com base nessa compreensão do setor, a marca pode então segmentar seu público-alvo em grupos distintos e desenvolver personas de compradores para cada segmento. Essas personas ajudarão a marca a entender melhor as motivações, preferências e comportamentos de cada grupo de clientes, permitindo uma personalização mais eficaz do conteúdo. 

Em seguida, a marca pode alinhar os objetivos de seu público-alvo com as finalidades de marketing da empresa. Se o objetivo é informar os clientes sobre um novo produto ou tecnologia em sua área, por exemplo, materiais ricos como e-books, webinars, whitepapers ou vídeos instrucionais podem ser ideais. Se a meta é aumentar o reconhecimento da marca entre um público mais amplo, conteúdos dinâmicos e acessíveis como infográficos ou podcasts podem ser mais eficazes. 

Além disso, a marca deve considerar o estágio do ciclo de compra em que seus clientes se encontram e escolher materiais ricos que sejam relevantes para essa etapa. Por exemplo, conteúdos mais educacionais podem ser mais adequados para clientes em processo de decisão de compra, enquanto depoimentos ou estudos de caso podem ser mais eficazes para clientes que já estão considerando fazer uma compra. 

Também é importante que a empresa avalie continuamente o desempenho de seus materiais ricos, ajustando sua estratégia com base nos insights obtidos e nas mudanças no mercado. 

Sobre o tamanho da empresa, qualquer marca, grande ou pequena, pode fazer uso dos materiais ricos. Empresas menores podem ter recursos limitados de orçamento e equipe e, por isso, podem optar por materiais mais acessíveis, como infográficos ou materiais gravados. Ao mesmo tempo, essas marcas têm a vantagem da flexibilidade e agilidade em suas operações, o que permite a experimentação de uma variedade de formatos e o rápido ajuste de sua estratégia com base nos resultados e no feedback do público-alvo. 

Já as empresas maiores têm uma base estabelecida de clientes e uma reputação de mercado sólida. Isso pode permitir que elas criem materiais como estudos de caso detalhados, webinars ao vivo com especialistas do setor ou whitepapers. E por terem vários perfis de pessoas consumindo seus produtos, precisam fornecer uma diversidade de materiais para atender a todos. 

Veja também: Posicionamento de marca: o que é e qual a sua importância

Conclusão 

Os materiais ricos podem ter duas funções básicas. A primeira, inserida no circuito de inbound marketing, com o objetivo de conquistar a atenção de um leitor e convertê-lo a partir desse material. Já a segunda tem uma relação maior com o engajamento dos clientes, como a oferta de um e-book com a cobertura de um evento 

Na Mira Comunicação, mais do que a conversão de potenciais consumidores, a preocupação é com a qualidade do conteúdo entregue. A concepção que a empresa tem de materiais ricos é proporcionar um engajamento maior, seja para servir à finalidade de inbound marketing, de trabalhar os leads conquistados, ou para fidelizar e aproximar quem já teve alguma relação com a marca e será impactado pelo material em algum momento. Essa estratégia pode envolver e-books, infográficos, pesquisas, webinários, vídeos, entre outros materiais. 

Quer saber mais sobre quais materiais ricos a Mira oferece aos seus clientes? Entre em contato conosco!