Toda primeira segunda-feira do mês, temos um bate-papo especial marcado com grandes nomes do mercado.
No caminho do trabalho, na academia, limpando a casa, estudando ou minutos antes de dormir. O podcast entrou na nossa rotina tão rápido e sorrateiro quanto as redes sociais. De acordo com a estimativa do Ibope, o Brasil já soma mais de 34 milhões de ouvintes e é o 3º país que mais consome podcast no mundo.
Tudo isso é resultado de um mercado tecnológico superaquecido, da valorização da produção de conteúdo atrelada ao marketing e de um público mais conectado e que consome informações de forma acelerada.
Assim, o “programa de rádio” renasceu mais completo e atual, tanto em formato quanto em conteúdo. E, a partir de entrevistas de cerca de 50 minutos, as empresas ganham uma fonte de conteúdo infinito e de baixo custo para distribuir em seus canais de comunicação.
É em meio a esse contexto que a Mira Comunicação, em parceria com a Carijó Filmes, apresenta o podcast MiraTalks. O programa irá trazer bate-papos e reflexões sobre comunicação, empreendedorismo e inovação.
No primeiro encontro, que foi ao ar no dia 4 de setembro, os diretores da Mira, Juliana Miranda e Diego Ramalho, ao lado da host especialista em Relações Públicas Nathalia Di Oliveira, discutem os aspectos fundamentais para uma comunicação estratégica, explicando o que é necessário para construir uma boa reputação, potencializar oportunidades e prevenir crises.
Veja a seguir os principais tópicos abordados. E, ah, confira no final uma curiosidade sobre a escolha no nome MiraTalks!
Qual é a importância da comunicação 360º
Pensar a comunicação como caixinhas separadas com diferentes objetivos não faz mais sentido. Do ponto de vista das Relações Públicas, a comunicação 360º considera todas as frentes em que se pode atuar para impactar diferentes públicos de forma integrada ‒ uma área alimentando a outra.
Reputação X Gestão de crise
Você é do tipo que só busca uma agência de comunicação quando a crise já estourou? Apesar de ser uma prática comum, ela não é muito recomendada. A gestão de crise deveria ser como um plano de seguros, em que você investe mensalmente para evitar problemas ou ter uma base estruturada, caso eles sejam inevitáveis.
A comunicação como negócio
A credibilidade é um ponto-chave para todo negócio. “O comercial, que é considerado a roda da empresa, nunca dependeu tanto da comunicação. Já que, sem uma reputação bem construída, ele não se sustenta”, afirma Juliana.
#FATOEXTRA: Afinal, por que MiraTalks?
Podpah, POD DELAS, NerdCast, Quem Pode Pod… Todos esses programas são famosos e têm nomes muito criativos a partir do trocadilho com a palavra “podcast”. Então, por que não optamos pelo “MiraCast”, “PodMira” ou “MiraPod”?
É importante saber que título do nosso bate-papo passou por uma votação entre os nossos especialistas, que chegaram a seguinte conclusão: apesar de funcionais, o público está saturado dessa brincadeira NOME + PODCAST.
Então, buscando manter a originalidade e, ainda sim, evidenciar que é um programa que vai proporcionar um verdadeiro diálogo com os entrevistados, escolhemos a palavra “talks”, do inglês, que significa “palestras/conversações”.
Ficou curioso para saber mais? Ouça o bate-papo completo e gratuito no “MiraTalks”: Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Youtube.