Embora não exista uma fórmula mágica, algumas estratégias podem ser eficazes em diferentes casos

Seja em um blog, nas redes sociais ou nas diversas plataformas disponíveis atualmente, produzir conteúdo de valor pode se tornar uma forma extremamente eficaz de se comunicar com o público interno e externo.

Um conteúdo qualificado ajuda a posicionar a empresa como referência no mercado, molda a reputação, amplia a visibilidade e, consequentemente, ajuda a atrair clientes de uma forma orgânica.

E quando falamos de produção de conteúdo de valor, cada caso terá suas particularidades, com objetivos e prioridades diferentes. Entretanto, isso não significa que não existam algumas estratégias em comum que são fundamentais para diferentes negócios.

Confira cinco dicas para se aprimorar na área, tornando o conteúdo produzido pela sua empresa mais atrativo:

Construção de uma boa estratégia

Ter um blog com qualidade, por exemplo, vai muito além de reunir alguns textos em uma aba do site, postar eventualmente e esperar os resultados. É necessário planejar as ações e definir objetivos, desde a sugestão da pauta até a divulgação do conteúdo nas redes sociais.

É preciso ter em mente quais são as suas prioridades, definir bem o público-alvo, criar um cronograma de postagens, adaptar a estrutura dos textos de acordo com a proposta de cada pauta, explorar diferentes formatos e ter uma linguagem adequada para os consumidores das informações.

Qualidade do conteúdo

Mais do que quantidade, seu foco deve estar na qualidade. Apresentar textos diversificados, bem pensados, baseados em pesquisas, relacionando-se a pautas factuais e tendências, são algumas tarefas básicas para ser bem-sucedido nessa área.

Vale ressaltar que o excesso de autopromoção pode ser muito prejudicial para a empresa. Lembre-se que o foco aqui é apresentar os temas que rondam o cotidiano do seu segmento e ajudar o público-alvo a se manter informado e atualizado, pois isso mostrará que você tem conhecimento e autoridade sobre o que está falando.

Relevância para o público-alvo

Já com o público-alvo bem definido, é hora de destrinchar quais são os seus interesses. O que ele busca? Que tipo de informação é essencial para agregar valor aos seus produtos e serviços? Com essas decisões claras, fica mais fácil definir as temáticas que serão abordadas para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Análise da concorrência

Seja qual for o tipo de conteúdo explorado no seu blog, vale a pena conferir como os concorrentes abordam cada tema. Analise as abordagens, os recortes e os insights.

Assim, além de ficar por dentro do que estão tratando dentro da sua área de atuação, será possível analisar qual a forma de se destacar em meio à concorrência.

Aplicação de técnicas de SEO

O SEO, sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), consiste em uma série de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos principais mecanismos de busca, como o Google. Quanto maior a qualidade na experiência do usuário, maior a credibilidade do conteúdo, gerando mais visibilidade.

Mas lembre-se: pensar em SEO não significa abrir mão da qualidade do conteúdo. De nada adianta produzir um texto repleto de estratégias para um bom rankeamento se isso custar a relevância ou mesmo a coerência do texto.

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