Entenda o que esse conceito significa e como explorá-lo da melhor forma
A identidade visual é um composto de elementos gráficos e visuais que constroem a atmosfera e a personalidade da empresa para os consumidores. Ter uma identidade bem definida ajuda a construir autoridade da marca e estabelece uma conexão com o público, tornando-se relevante para ele.
É a partir destes elementos que a marca será lembrada, e são deles que partem os comentários e o engajamento gerado. Para que uma empresa seja reconhecida nos momentos de compra de produto e de tomadas de decisão, é preciso destacar suas melhores qualidades e garantir que ficarão na memória coletiva dos consumidores, transmitindo o objetivo e visão da marca.
Quer um exemplo prático? A empresa Google, mesmo mudando a tipografia do logo pelos anos, continua reconhecível por suas cores e seu “G” marcante. Sua identidade é colorida e versátil, estando presente e reconhecível em todos os produtos da marca e passando a imagem de inovação e criatividade.
Outro exemplo é a Coca-Cola, mundialmente conhecida pelo vermelho e branco e a tipografia curva específica do logo. Isso se combina com seus elementos gráficos de branding, como o formato das garrafas e mesmo a cor da bebida, trazendo uma fidelidade à marca porque pode ser reconhecida de longe, em qualquer loja ou supermercado.
Identidade Visual x Branding: qual a diferença
Agora que você já sabe o que é uma identidade visual, é preciso explicar o que é branding, e porque são dois conceitos diferentes. Branding engloba toda a estratégia de gestão de marca, envolvendo todas as ações feitas em prol do posicionamento da empresa, visando construir uma imagem positiva. Esse conceito também leva em conta efeitos visuais, além de sons e cheiros que evocam a lembrança da marca.
Uma empresa com boa identidade visual certamente será mais lembrada pelos consumidores, mas é o branding que garante seu posicionamento no mercado. A identidade visual faz parte do branding, como todas as ações planejadas de uma empresa, e engloba o nome da marca, logo, tipografia, slogan e paleta de cores.
Ambas as ferramentas compõem a estratégia de comunicação visual e posicionamento de uma marca, fazendo com que ela seja vista e se relacione com o público-alvo. Além disso, esses elementos geram credibilidade para a marca, melhoram a experiência dos consumidores e os fidelizam, aumentando a probabilidade de marketing de recomendação.
Veja também: O que é marketing de conteúdo e como definir uma boa estratégia
O que é uma boa identidade visual?
Para criar uma boa identidade visual, é importante entender primeiro quem é o público que se deseja atingir, e definir a persona desse potencial comprador: faixa etária, localização, escolaridade, gênero, etc. Com as inspirações e os significados, a persona integra a ideia de conceito do projeto, e é isso que dita todas as futuras decisões de como será produzida a identidade visual da marca.
Essa ferramenta é constituída de uma tipografia que a diferencie de outras, aplicando estilos, formatos e efeitos visuais ao nome e slogan da marca. Além da fonte, também é preciso pensar nas cores, e nas sensações que elas geram. Cores possuem significados, e conforme o perfil da sua persona e seu modelo de negócios, podem passar mensagens diferentes.
Além disso, as formas associadas à marca também devem ser escolhidas com atenção. A identidade visual depende das emoções passadas por essas formas. Ícones representando valores e promessas da marca também trabalham em conjunto com o logo e as formas, assim como a fotografia, presente em anúncios, propagandas e nos indispensáveis perfis nas redes sociais. Isso cria um adendo importante: com as redes sociais sendo quase necessárias para a existência de uma marca, as fotos e vídeos do feed precisam estar em consenso e organização, fazendo sentido para consumidores antigos e novos. Essas ações possibilitam uma boa experiência de marca, fidelizando e potencializando clientes e criando ainda mais visibilidade. A identidade visual precisa estar presente e ser reconhecível em meio ao feed infinito das redes.
Todos esses elementos reunidos formam o logotipo, que expressa o conceito da marca e precisa ser bem-planejado para passar os valores e missão da empresa. Junto ao logo, essa identidade será aplicada no site da empresa, em produtos físicos dela, nas redes sociais, em vídeos e fotos, cartões de visita, assinatura de e-mails e mesmo nas apresentações de PowerPoint da empresa.
É indicado que a criação de uma identidade visual seja feita logo no início, como parte do conceito de branding, e deve ser trabalhada ao longo da evolução da marca. Atualizações são bem-vindas caso o conceito, missão, visão e valores da empresa mudem ou sofram alterações, ou mesmo em caso de um rebranding total. Uma nova identidade visual é essencial para ser compatível com os novos objetivos e a nova cara da marca. Isso também pode ocorrer quando a empresa passa por uma fusão ou aquisição, ou quando passa por alteração de produtos – quando é comum reavaliar as mensagens que a marca deseja passar.
Com isso, quando uma empresa existe há muito tempo, e o branding e a identidade visual não correspondem às tendências atuais do design e estão com cara de datados, pode ser o momento de investir em uma revitalização da identidade visual.
Também é possível realizar pequenas mudanças na identidade visual ao longo do tempo, sem ser algo radical. Mudanças sutis na tipografia, nas formas, e mesmo na tonalidade das cores, sem perder de vista o conceito, são bem-vindas quando a marca deseja se atualizar dentro do mercado.
Identidade visual: em resumo
Conforme abordado durante o texto, a identidade visual de uma empresa é como ela se mostra para os outros, como será vista externamente. Toda essa área é pensada para ser condizente com os produtos e com a mensagem que deseja passar para o público. Além disso, a identidade visual mostra os produtos e a marca em si de modo que as pessoas desejem consumir aquilo que está sendo mostrado a elas.
Por ser um produto do branding, ou seja, da estratégia de gestão de marca, deve ser trabalhado desde o início, incluindo formas, cores, slogans e tipografia, logos e todos os outros componentes visuais que façam parte da marca. São esses componentes que tornarão a marca reconhecida – e reconhecível entre as outras – e passarão a visão e personalidade daquela empresa e de seus produtos com apenas um olhar dos consumidores. Mas, por mais que este texto tenha destrinchado os tópicos da identidade visual para uma compreensão mais fácil desse conceito, ainda não é algo fácil de ser produzido, especialmente sem expertise do assunto e de tudo que ele engloba. Afinal, é uma parte muito importante da formação de conceito da marca, e é recomendado que seja criada com a ajuda de profissionais.
Por isso, a Mira Comunicação, uma agência com quase dez anos de mercado que desenvolveu expertises nas áreas de educação, saúde, finanças, negócios, tecnologia e sustentabilidade, apoia as organizações em todo o processo de comunicação: do branding à identidade visual, plano estratégico de PR até assessoria de imprensa e gestão de mídias digitais. Com uma equipe formada por jornalistas, publicitários, relações-públicas e designers, todas essas áreas são feitas por profissionais que podem guiar sua empresa, combinando conhecimentos e habilidades para estabelecer conexões reais e duradouras com seu público.
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