O recente anúncio sobre a mudança de algoritmo do Google para privilegiar reportagens e conteúdos originais nos resultados de busca dá mais força ao jornalismo. Mas ao deixar notícias por mais tempo no topo dos resultados, o gigante de buscas impacta não só a grande mídia, como as empresas que investem na otimização dos seus portais e blogs.

Pesquisa do SEO Trends

Uma pesquisa do SEO Trends afirma que quase 70% das empresas usam ferramentas de SEO em suas estratégias de negócios. Isso porque cerca de 93% de todo tráfego online vem a partir dos mecanismos de busca. Com a nova configuração do Google, já saem na frente as marcas que mantêm um trabalho de assessoria de imprensa.

A nova lógica vem em boa hora. Além de reforçar medidas contra a propagação de Fake News, a mudança valoriza o conteúdo original e qualificado em detrimento dos clickbait (caça-cliques). Mais do que nunca, os Blogs também se mostram como uma valiosa ferramenta não só para conquista e fidelização dos clientes, como no bom posicionamento das empresas nos rankings de busca.

Mudança de algoritmo do Google: o jornalismo em cena

Não por acaso que muitos especialistas em comunicação, inclusive grandes publicitários, atestam que o novo marketing “precisa ser menos propaganda e mais jornalismo”. Está aí o Google para provar.