Para produzir posts, artigos e e-books que engajem e atendam às expectativas do público, é necessário compreender suas demandas e respondê-las de forma clara e objetiva 

Os usuários da internet estão constantemente à procura de conteúdo de qualidade. Em meio a sites sensacionalistas, manchetes tendenciosas e busca por cliques, encontrar um texto que atenda às necessidades do leitor de forma clara, objetiva e fidedigna não é uma tarefa fácil. 

Segundo uma pesquisa da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, 50% dos internautas clicam em “clickbaits”, termo em inglês para “isca de cliques”. Essa técnica se refere aos títulos que prometem falar sobre um assunto ou esclarecer alguma dúvida, mas não apresentam conteúdo condizente, frustrando a intenção de busca do usuário e deixando de conquistar novos clientes. 

Para uma empresa engajar e satisfazer o seu público-alvo e fortalecer a sua presença no mercado, é importante entender como produzir bons conteúdos. Neste post, vamos explorar a definição de conteúdo de qualidade, abordar sua importância, elementos indispensáveis, etapas de criação e exemplos, além de trazer dicas de como produzi-lo. 

O que é um conteúdo de qualidade? 

Mão de uma pessoa selecionando um ícone de checklist com uma marca verde, entre outros ícones de avaliação com rostos felizes, neutros e tristes. A imagem simboliza feedback e satisfação do cliente, destacando o ícone com cinco estrelas abaixo do rosto feliz. O fundo é escuro, enfatizando a ação de selecionar a avaliação positiva.
Imagem: Freepik

Para que um conteúdo seja considerado de qualidade, não basta atender às expectativas de SEO – sigla em inglês para “Search Engine Optimization” ou Otimização para Mecanismos de Busca. É desejável que um texto consiga atingir as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa do Google e gere alto tráfego orgânico, mas isso não terá resultados efetivos em conversão de clientes se não oferecer mais do que isso. 

Um texto, vídeo ou qualquer outro tipo de mídia de uma marca precisa atender às necessidades e expectativas do público-alvo em relação a determinado assunto e responder suas perguntas de forma clara e objetiva. Isso tudo sem esquecer a conexão com a proposta, os objetivos e os valores da empresa. 

Alguns aspectos-chave de um conteúdo de qualidade são: 

  1. Relevância: o conteúdo deve abordar temas que interessem ao público e estejam alinhados com a mensagem que a marca deseja transmitir.
  2. Originalidade: o material precisa ser único, oferecer uma perspectiva nova ou trazer informações exclusivas que não são facilmente encontradas em outros lugares.
  3. Valor informativo: deve oferecer conhecimentos úteis, educativos ou inspiradores para o público-alvo. Isso pode incluir dicas, estudos, análises e tendências do setor.
  4. Credibilidade: as informações devem ser precisas e fidedignas, citando fontes reconhecidas e confiáveis.
  5. Linguagem clara e objetiva: o texto precisa ser de fácil entendimento, evitando jargões e termos excessivamente técnicos.
  6. Abordagem criativa: diferencia o conteúdo, capturando a atenção do público e favorecendo a leitura, o que aumenta o engajamento e a fidelidade dos clientes. 

Importância de um conteúdo de qualidade 

Criar conteúdo de qualidade é indispensável para marcas que desejam construir credibilidade, boa reputação e relacionamento duradouro com os clientes. Um material bem elaborado, informativo e interessante tem mais chance de atrair a atenção do público-alvo e estimular a interação e o engajamento. Além disso, quando as pessoas encontram informações úteis, precisas e relevantes, elas tendem a confiar mais na empresa.

Textos bem escritos e fundamentados também ajudam no posicionamento da marca como referência em seu setor, demonstrando conhecimento, domínio do assunto e expertise. Esses conteúdos são mais propensos a serem compartilhados por outros sites, o que pode melhorar a colocação nos resultados de pesquisa. 

Outros benefícios para a marca ao produzir conteúdo de qualidade são: 

  • Educação do mercado: com materiais explicativos, é possível ajudar o público a entender melhor o setor, seus produtos e serviços, criando uma base de clientes mais informada e engajada. 
  • Redução de barreiras de vendas: é válido abordar objeções comuns e fornecer informações que ajudem os clientes em potencial a superar barreiras mentais para a compra — por exemplo, explicar os benefícios de propostas inovadoras de ensino para clientes mais tradicionais. 
  • Resistência a crises: durante tempos difíceis, manter uma presença online forte e continuar fornecendo conteúdo com credibilidade pode ajudar a manter o interesse e o apoio do público, além de transmitir estabilidade. 
  • Valor duradouro: conteúdo de qualidade tende a continuar atraindo e engajando o público mesmo após o lançamento inicial, o que gera retorno a longo prazo. 
  • Impacto social e cultural: a abordagem de determinados temas pode ter um impacto positivo na sociedade e na cultura, ao educar, inspirar e influenciar positivamente o pensamento e o comportamento das pessoas. 

O que levar em consideração ao produzir um conteúdo de qualidade 

Não bastam algumas técnicas e estratégias para elaborar um conteúdo de qualidade. É preciso um estudo profundo sobre a identidade da marca e o perfil dos consumidores, de forma a adaptar a linguagem, os elementos e a mensagem transmitida aos objetivos da empresa. Isso geralmente é feito por jornalistas, relações públicas e profissionais especializados em marketing, como os de uma agência de comunicação.  

Dependendo do formato do conteúdo, é válido incentivar a interação e o engajamento por parte do público, seja por meio de perguntas, chamadas para ação (“call to action”) e enquetes, entre outras opções. Caso inclua elementos visuais, como imagens, gráficos ou vídeos, eles devem ser de boa qualidade e relevantes para o conteúdo. A versatilidade, isto é, um conteúdo que pode ser compartilhado em uma variedade de canais, incluindo mídias sociais, blogs e e-mail marketing, também amplia seu alcance e impacto. 

Outros pontos importantes são a regularidade e a consistência. As postagens devem ter uma frequência pré-definida para manter o público engajado e o interesse constante, além de conservarem o mesmo tom e estilo de texto. 

Veja também: Posicionamento de marca: o que é e qual a sua importância 

Como criar conteúdo de qualidade? 

Tendo como base os elementos citados nos tópicos anteriores, é possível definir algumas etapas para atingir o objetivo almejado. Um passo a passo para criar conteúdo de qualidade inclui: 

  1. Estudo do público-alvo: antes de criar qualquer conteúdo, é essencial compreender o perfil dos potenciais clientes. Isso inclui características demográficas, interesses, necessidades, desafios e preferências de consumo de conteúdo. 
  1. Definição dos objetivos: é importante estabelecer claramente algumas metas do que pode ser alcançado com a produção desse material, por exemplo, educar, entreter, inspirar, estimular o engajamento ou aumentar as vendas. 
  1. Pesquisa e planejamento: envolve o estudo sobre os temas relevantes para o público que estejam alinhados aos objetivos da empresa. Pode-se criar um plano que inclua diferentes formatos de mídia (como artigos, vídeos, infográficos, podcasts, etc) e um calendário de publicação. 
  1. Uso da criatividade: uma voz autêntica e única para a marca consegue interagir melhor com o público e transmitir de forma mais efetiva a personalidade da empresa. Alguns exemplos de conteúdos que despertam a atenção do público são análises aprofundadas de especialistas em suas áreas, dicas práticas do setor e histórias inspiradoras de clientes. 
  1. Promoção do conteúdo: algumas estratégias de promoção incluem divulgação e compartilhamento em redes sociais, colaborações com influenciadores, publicidade paga e otimização para mecanismos de busca. 
  1. Análises e ajustes: é possível acompanhar o desempenho dos conteúdos por meio de métricas como tráfego, engajamento e taxas de conversão, entre outras. Os dados ajudam a entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado e a ajustar a estratégia conforme necessário. 

Exemplos do que deve ter em diferentes formatos de conteúdos de qualidade 

Os conteúdos podem ter diferentes formatos, desde artigos informativos, passando por infográficos, estudos de caso, entrevistas até vídeos tutoriais e podcasts. A definição do formato depende dos objetivos e demandas da empresa. Confira alguns exemplos e como podem ser trabalhados: 

E-books 

Para que um e-book seja considerado um conteúdo de qualidade, ele precisa atender às características que agregam valor à percepção do leitor e tornam o material rico, informativo e cativante. A escolha do tema, por exemplo, deve ser relevante para o público-alvo, como em casos de coberturas de eventos importantes da empresa ou discussão sobre assuntos em alta na sociedade. 

A profundidade é um aspecto indispensável na construção de um e-book. O material deve oferecer informações detalhadas, análises feitas por fontes reconhecidas e exemplos práticos que ajudem o leitor a compreender melhor o assunto.  

O e-book deve ser bem estruturado e organizado, com progressão lógica de ideias, seções claras e uma linguagem acessível para os consumidores. A produção deve contar com uma equipe de design que o torne visualmente atraente, com elementos gráficos, imagens e diagramação que facilite a leitura. 

Quando possível, ele pode incluir elementos de interatividade com o público, como links, vídeos incorporados e quizzes. O chamado à ação (call to action) é uma técnica que pode ser utilizada, com links ou botões que redirecionam para o site da marca ou orientam o leitor sobre como conseguir mais informações. 

Textos para blog 

Um blog, para ser lido pelo maior número possível de usuários, precisa especialmente abordar temas em alta, que as pessoas têm interesse em entender ou saber mais. Assuntos que geram curiosidade são outra possibilidade, assim como informações úteis que ajudem o leitor a resolver um problema, tomar uma decisão ou aprender algo novo. 

O título atrativo é outra característica relevante. É preciso tomar cuidado para não criar manchetes sensacionalistas ou clickbaits, mas a primeira informação com a qual o leitor tem contato deve ser cativante para despertar seu interesse e o motivá-lo a clicar para saber mais. A introdução é igualmente importante e deve captar a atenção do leitor, estabelecendo claramente o propósito e o foco do texto. 

O restante do conteúdo deve ser bem estruturado e organizado, com uma progressão lógica de ideias, parágrafos curtos e tópicos claros e distintos. Elementos visuais são uma boa pedida para tornar a leitura mais dinâmica. 

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é essencial para aumentar a performance do texto no tráfego orgânico. Ela inclui a identificação das palavras-chave mais buscadas, títulos objetivos, metadescrições otimizadas e links internos e externos. Para aprimorar essas técnicas e a fluidez da linguagem, o texto deve passar por revisão e edição cuidadosas, em que também devem ser corrigidos erros gramaticais e ortográficos. 

Posts para redes sociais 

As redes sociais são conhecidas como um espaço de conteúdo rápido e estimulante. Estudos mostram que os usuários gastam, em média, apenas 1.7 segundo em cada postagem que aparece no feed de notícias do Facebook no celular, e 2.5 segundos se o site for acessado pelo computador. 

Por isso, o material deve contar com uma linguagem concisa e atraente o suficiente para capturar a atenção do usuário que apenas passa o olho pelas postagens no feed. A utilização de conteúdo visual, como imagens ou GIFs, são indispensáveis nesse contexto. 

Uma técnica comum é o incentivo ao engajamento do público, seja por meio de perguntas ou enquetes. Também é possível incluir elementos que dialogam com as emoções das pessoas, utilizando humor, relatos que provocam empatia, questionamentos que estimulam a curiosidade e histórias inspiradoras, que criam conexões mais profundas com os clientes. 

Artigos para o LinkedIn 

Ainda que seja considerado uma rede social, o LinkedIn apresenta algumas características específicas, principalmente no caso de artigos de empresários e executivos. Se uma pessoa deseja construir uma imagem sólida para si mesma, seja para fortalecer a sua marca ou empresa ou divulgar outros projetos, precisa abordar temas relevantes para o público-alvo da plataforma, apresentando seu conhecimento e expertise no assunto.  

Para se diferenciar dos demais publicadores de conteúdo, o autor deve oferecer sua perspectiva sobre determinado assunto e explorar o tema de forma detalhada. Como qualquer conteúdo de qualidade, o texto deve ter uma estrutura clara e uma boa progressão de ideias 

Parágrafos curtos e títulos que instigam a curiosidade do leitor são outros elementos indicados. Também é interessante incentivar a interação e o engajamento dos leitores, por meio de questionamentos que estimulem comentários, assim como citar fontes confiáveis e fornecer referências para as informações apresentadas, ajudando a conferir credibilidade ao artigo. Após a publicação, o texto pode ser compartilhado nas demais redes sociais. 

Veja também: Newsletter: como ela funciona e qual a sua importância? 

Conclusão 

Entender o que constitui um conteúdo de qualidade e como criá-lo efetivamente é o primeiro passo para a sua produção. Ao investir tempo e recursos na produção de materiais valiosos, as marcas têm uma série de benefícios, como o aumento da credibilidade e o incentivo ao engajamento dos clientes. 

Na Mira Comunicação, trabalhamos com diferentes formatos de conteúdo, como e-books, posts para blog e redes sociais e artigos para o Linkedin. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma conversa!