Você já ouviu falar em PR 360º ou Public Relations 360º? Frente às transformações no cenário midiático e as mudanças que o mundo digital e interconectado nos trouxe, a abordagem de Relações Públicas 360 graus surge como uma nova necessidade e possibilidade para as empresas irem além das práticas convencionais, adotando uma visão integrada e holística da comunicação estratégica.

Neste post, você vai entender o conceito de PR 360º, como ela funciona, a sua importância e benefícios. Também vai compreender como essa abordagem integral pode promover uma mensagem mais consistente, reforçar a identidade da marca e se conectar de modo mais eficaz com o seu público-alvo.

O que é PR 360º? 

pessoa mexendo no celular PR 360º ou Public Relations 360º, (Relações Públicas 360º traduzido para o português) é uma abordagem integrada das atividades de Relações Públicas, que considera diversas áreas da comunicação para que uma empresa ou organização possa impactar diferentes públicos por meio de ações estratégicas e articuladas entre si.

Nessa estrutura, a assessoria de imprensa assume papel central na construção da imagem e influência de uma marca, estabelecendo uma relação de confiança com a imprensa e se conectando com o seu público-alvo. Para isso, conta com o apoio de:

  • produção de conteúdo, em texto e audiovisual, para blogs e redes sociais, de forma a construir reputação e posicionar a marca como autoridade nos assuntos de sua área de atuação;
  • branding (gestão de marca), para criar e gerenciar a identidade da empresa, produto ou serviço, gerando conexões emocionais com os consumidores e diferenciando-se da concorrência;
  • gestão de mídias sociais, ao construir e manter relacionamentos com o público-alvo e aumentar a visibilidade da marca;
  • produção e organização de eventos, para permitir o engajamento e relacionamento direto com o público, demonstrar seus valores e personalidade e gerar conteúdo compartilhável;
  • comunicação interna, ao alinhar os funcionários com a missão e os valores da marca, fortalecendo a cultura organizacional e produzindo interações mais autênticas e positivas com o público externo;
  • comunicação offline, para alcançar públicos fora das redes sociais e canais digitais, proporcionando uma presença completa e abrangente da marca em diversos pontos de contato, reforçando sua visibilidade e presença.
  • gestão de crise, ao responder às situações adversas com transparência, responsabilidade e rapidez, fortalecendo a reputação da marca e a confiança do público.

Por que adotar o PR 360º? 

O posicionamento 360 graus é, de certa forma, resultado das mudanças sociais e tecnológicas que ocorreram e impactaram o mercado e redefiniram a maneira como as marcas se envolvem com seu público e gerenciam sua imagem.

A popularização dos dispositivos móveis e o surgimento das redes sociais transformaram cada pessoa em um potencial emissor e receptor de informações. Qualquer indivíduo pode divulgar seus comentários, opiniões e experiências, de forma ampla e instantânea, a qualquer momento e de qualquer lugar.

Com isso, as marcas e empresas perdem um pouco o controle sobre suas próprias narrativas e ficam mais sujeitas a avaliações e influências do público. Essa fragmentação dos canais de comunicação exige que as empresas tenham uma abordagem única e integrada em todos os meios para garantir que sua mensagem seja entregue de maneira consistente e eficaz em todos os pontos de contato.

Além disso, o rápido avanço tecnológico trouxe novas ferramentas e plataformas, como a Inteligência Artificial, que possibilitaram às marcas não apenas transmitir sua mensagem, mas também interagir com seu público.

Por esses motivos, há alguns anos, uma agência de Relações Públicas atuava basicamente com assessoria de imprensa. Hoje, a atividade precisa incluir outras vertentes, como a gestão de redes sociais e, devido à grande exposição nessas mídias, o trabalho com a reputação, a imagem da empresa e a questão ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), além da gestão de crise.

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Benefícios do PR 360º 

Uma abordagem abrangente e integrada da comunicação permite que as marcas se destaquem em um ambiente cada vez mais complexo e interconectado. Algumas das vantagens da PR 360º são:

  • amplificação da mensagem da marca: com o PR 360, as mensagens da marca são disseminadas de maneira estratégica em uma variedade de canais e plataformas, ampliando o alcance e a visibilidade da empresa. Isso aumenta o reconhecimento da marca e fortalece sua posição no mercado.
  • coerência e consistência na comunicação: ao alinhar todas as atividades de relações públicas com os valores, missão e identidade da marca, o PR 360º ajuda a garantir consistência em todas as mensagens e ações da empresa, transmitindo confiança e credibilidade ao público.
  • visão completa do cliente: a visão integrada de todas as interações e informações relacionadas aos clientes permite uma compreensão mais profunda das necessidades, desejos e preocupações do público, permitindo uma comunicação mais eficaz e personalizada.
  • maior engajamento com o público: o uso de mídias sociais e outras plataformas digitais leva a um maior engajamento com o público e relacionamentos mais profundos e significativos com os clientes.
  • gestão proativa de crise: ao antecipar e planejar respostas eficazes para situações adversas, que podem surgir a qualquer momento, as empresas protegem sua reputação e mantém a confiança do público mesmo em possíveis crises.

Exemplo prático de ação 360  

Para entender como acontece uma ação 360, na prática, imagine uma grande campanha de lançamento de um produto composta por diversas frentes, como divulgação em diferentes meios de comunicação, eventos com interação digital, experiências imersivas e parcerias estratégicas.

O uso de múltiplos canais, como televisão, rádio, mídia impressa e digital permite alcançar uma ampla audiência e reforçar a presença da marca em diferentes plataformas. Ela pode estar associada à divulgação de conteúdo em blog e, com o trabalho de assessoria de imprensa, na parte editorial dos veículos de comunicação.

Paralelamente, podem ser organizados eventos presenciais ou virtuais de lançamento do produto – como seminários, conferências e webinars – com o uso de hashtags específicas para promover a interação em tempo real nas redes sociais, ampliando o alcance da ação. As empresas também costumam utilizar plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para compartilhar conteúdo relevante e responder a dúvidas dos clientes, construindo relacionamentos mais fortes autênticos com o público.

Esses eventos também podem contar com experiências imersivas, como a degustação ou teste de produtos, enquanto simultaneamente elas são promovidas nos canais digitais da empresa. Ou, ainda, são feitas parcerias com influenciadores digitais, celebridades ou mesmo outras marcas para ações conjuntas de divulgação, aumentando a visibilidade e a credibilidade da marca ou empresa.

Por fim, outras ações podem ser tomadas para reforçar a presença da marca no mercado, como a divulgação de programas de responsabilidade social ou ESG, por meio de redes sociais, blogs e outros canais, e de determinadas práticas, por exemplo, ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Nesse âmbito, podem ocorrer colaborações e projetos com comunidades locais, como o patrocínio de eventos, a oferta de serviços ou iniciativas de educação e conscientização, demonstrando o compromisso da marca com questões importantes para a sociedade.

O que é um conteúdo 360º? 

Na perspectiva da PR 360º, conteúdo 360º é uma abordagem que utiliza diversos recursos – texto, foto, vídeo, áudio, infográfico etc – para adaptar um conteúdo de acordo com o meio em que ele será divulgado. A ideia é trabalhar os aspectos que fazem mais sentido segundo as características de cada plataforma para potencializar a comunicação. Por exemplo, um texto de blog pode ser trabalhado visualmente para a criação de um post de rede social e transformado em um vídeo para o YouTube ou reels do Instagram. Essa diversificação de formatos amplia o alcance, procurando atender os diferentes públicos.

O conteúdo 360 também pode incorporar diversos elementos e mídias para fornecer uma visão completa de um determinado aspecto ou assunto, inclusive usando recursos como realidade virtual e realidade aumentada. O objetivo é que o público explore e interaja com o conteúdo de diferentes maneiras.

Ferramentas de análise e segmentação de dados tornam possível ainda oferecer experiências personalizadas em diferentes canais, fortalecendo a relação entre a marca e o consumidor.

Veja também: entenda como funciona nossa comunicação 360°

Importância do PR 360º 

Como vimos, em um cenário em que as mídias estão cada vez mais integradas, a abordagem PR 360º se torna uma necessidade para as marcas. Ao adotar uma visão global das Relações Públicas, articulando assessoria de imprensa, produção de conteúdo para mídias tradicionais e digitais, gestão de redes sociais e comunicação interna, entre outras frentes, as empresas conseguem fortalecer sua identidade.  Além disso, elas terão mais chances de amplificar suas mensagens, realizar uma comunicação com mais coerência e consistência e alcançar maior engajamento e conexões autênticas com seus públicos. Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando nosso blog!